Blog do Prisco
Notícias Últimas

MPs do Sul e do Sudeste se unem a governadores para promover ações integradas contra o crime organizado e a sonegação fiscal

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, foi um dos participantes da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) que começou na quinta-feira e seguiu até sábado, no Espírito Santo

Na Carta dos Governadores, assinada durante a 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), ficou definido que será firmado um termo de cooperação com os Ministérios Públicos dos Estados de Santa Catarina, do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul para promover ações integradas contra o crime organizado e a sonegação fiscal, focando na prevenção, recuperação de ativos e lavagem de dinheiro. A cooperação também abordará desafios globais relacionados às mudanças climáticas e à gestão ambiental equilibrada.

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, apresentou durante a reunião o modelo do GAECO. “O GAECO de Santa Catarina envolve todas as forças de segurança e com apoio da polícia científica. Essa união de esforços é um exemplo da atuação em parceria assertiva e que traz retorno para a sociedade catarinense”, disse.

Na abertura do evento, o governador catarinense Jorginho Mello falou sobre a parceria entre as instituições. “Eu vi aqui a harmonia dos poderes e isso é fundamental. Isso nós fazemos lá em Santa Catarina. Eu, quando tenho alguma dificuldade maior conto com o Ministério Público catarinense por meio do PGJ, Fábio de Souza Trajano, e com os demais poderes e seus presidentes.”