O Executivo, a Alesc, as Prefeituras, as Câmaras de Vereadores e as entidades representantes dos setores produtivos- FIESC, FECOMÉRCIO, FACISC, SEBRAE e FAESC – também serão ouvidos. Nesta quinta-feira (3/10), o Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, convidou pessoalmente o Governador do Estado, Carlos Moisés, para que a sua equipe participe com sugestões desse novo momento institucional. A entrega do ofício com o convite ocorreu em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, na sede do MPSC, em Florianópolis, na qual o Governador sancionou dois projetos de lei da Instituição.
“É chegado o momento de compartilharmos essa grande responsabilidade, especialmente nesse momento difícil da nossa República, momento de provação das nossas instituições e até de ataques. É hora de compartilhar essa responsabilidade com a sociedade. E o caminho que ela nos apontar será o caminho que nós seguiremos. Dessa forma, gostaríamos muito que ter a contribuição do senhor e de seus secretariados”, disse Comin.
O Governador agradeceu a oportunidade e afirmou que “Essa iniciativa é um ato de coragem, de muita responsabilidade e de amor ao próprio Ministério Público. “Essa é uma demonstração clara de transparência e de vontade de fazer todos os ajustes do poder público. Precisamos nos reinventar e entender para onde está caminhando a sociedade”, comentou o Governador.
Essa é a primeira vez que o Ministério Público de Santa Catarina envolve a sociedade, demais Poderes e entidades privadas na construção do seu Plano Geral de Atuação (PGA).
Os Promotores de Justiça também participam desse processo. As reuniões regionais iniciam nesta sexta-feira, em Itajaí. Ao todo serão sete eventos regionais. Em cada região haverá a exposição de um Centro de Apoio Operacional do MPSC sobre um dos eixos temáticos de atuação do MPSC. Em Itajaí, serão debatidos temas relacionados Direitos Humanos e Terceiro Setor.
Os encontros regionais serão transmitidas via link privativo no canal do MPSC no YouTube (exclusivo para membros da Instituição). Durante as reuniões, presencialmente ou on-line, os membros poderão participar ativamente, apresentando sugestões, propostas e, ao final, decidindo os rumos e as prioridades da Instituição para o próximo biênio por meio de votação eletrônica que ficará aberta durante sete dias para cada tema.