Blog do Prisco
Destaques

MPSC inova e começa a utilizar ferramenta de inteligência artificial para potencializar a atuação em defesa da sociedade

Versão protegida do MS Copilot, ferramenta de IA de última geração, foi apresentada nesta sexta-feira (16) com perspectiva de potencializar as atividades de membros, servidores e estagiários. O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, classificou o lançamento da ferramenta como um momento histórico para a instituição.

A inteligência artificial agora faz parte da rotina do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Em uma iniciativa inovadora, o MPSC lançou nesta sexta-feira (16/2) o Microsoft Copilot, ferramenta de IA de última geração que deve dinamizar e potencializar as atividades da Instituição em favor da sociedade.

“Esse é um momento histórico. O MPSC é a primeira entidade governamental de Santa Catarina a contar com uma I.A. desta amplitude, de última geração. Vamos transformar nossa forma de trabalhar e seremos ainda mais resolutivos. Utilizar essa ferramenta em favor da sociedade nos proporcionará ainda mais eficiência na concretização da nossa missão institucional”, ressaltou o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, durante a apresentação da ferramenta. O evento teve a participação de mais de 300 integrantes do MPSC.

Com o MS Copilot, todos os integrantes MPSC terão à disposição no navegador web ou no smartphone um assistente virtual capaz de compreender linguagem natural, isto é, interagir com os usuários por meio de um bate-papo. Usando os mesmos motores do GPT-4 e DALL-E 3, o Copilot é capaz de produzir textos, resumir documentos, fazer pesquisas on-line e retornar resultados confiáveis, indicando a fonte de onde foram retirados.

“Há muitas utilidades possíveis e é importante dizer que não seremos substituídos pela inteligência artificial. Nossa instituição é feita por pessoas e para pessoas, mas podemos transformar a nossa forma de trabalho. Temos um grande potencial em mãos”, reiterou Trajano.

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciano Trierweiller Naschenweng, também celebrou o lançamento do MS Copilot. “É um dia muito especial para o MPSC. Estamos lançando a ferramenta de pesquisa que é um chat de IA protegido no MPSC. Essa ferramenta vai permitir ao usuário que solicite resumos, análises, tabelas, conteúdos e até imagens para facilitar o trabalho do dia a dia da Promotoria de Justiça”, observou.

O Coordenador de Tecnologia da Informação (COTEC), Orlando da Silva Baptista, disse que a instituição vive um divisor de águas. “Essa ferramenta possui um potencial de multiplicar nossa capacidade produtiva em níveis que nem compreendemos ainda. É uma entrega que só foi possível graças à maneira como a Administração Superior tem firmado um compromisso com a inovação”, falou Baptista, na abertura do evento.

“A inteligência artificial tem o poder de mudar vários setores, inclusive aqueles ligados ao Direito”, disse o Gerente de Transformação Digital (GETD), Rodrigo Figueiredo Brelinger. “Com ela, podemos criar soluções eficientes, ágeis e inteligentes. O MPSC, sempre na vanguarda, já traz essa novidade, que pode nos ajudar de diferentes formas, como na criação desse discurso, que foi elaborado pelo próprio Copilot”, falou Brelinger.

Segurança e instruções para uso da ferramenta 

Além de ser uma ferramenta de IA de última geração, outra vantagem da versão do MS Copilot implementada no MPSC é a segurança garantida aos usuários. Ao contrário da versão gratuita da ferramenta, a IA disponível aos colaboradores não armazena nenhuma informação no banco de dados da Microsoft, tampouco disponibiliza esses dados na web. O histórico de conversas com o Copilot também é deletado automaticamente sempre que o usuário fecha o bate-papo.

“A primeira palavra é segurança. Não precisamos ficar preocupados, porque as nossas pesquisas, as peças que compartilharmos com a ferramenta, não serão expostas”, sublinhou o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano.

Informações sobre a segurança e a privacidade da ferramenta, bem como outras instruções sobre o uso do Copilot foram apresentadas pelo Técnico do MP e integrante do Laboratório de Inovação do MPSC (iMPulsoLAB), Pablo Benítez, e pelo Arquiteto de Soluções de Dados de IA da Teltec Solutions, Fernando de Araujo Callejon.

Benítez fez demonstrações sobre os diferentes usos possíveis para o Copilot, como para pesquisar jurisprudências, resumir processos, elaborar notícias e extrair informações precisas de documentos extensos. Callejon apresentou a história da evolução das IAs e, junto de Benítez, tirou dúvidas dos participantes. Além deles, a Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Lara Peplau, também participou do lançamento.

Assita ao vídeo com o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano:

Posts relacionados

PGJ, Fábio de Souza Trajano, faz visita institucional ao Presidente da Alesc, Júlio Garcia

Redação

Ouvidora do MPSC toma posse na Diretoria do CNOMP

Redação

Procurador do MPSC se manifesta sobre interferência do STF na escolha do novo PGJ

Redação