Notícias Últimas

Na tribuna da Alesc, Marquito agradece votos e alerta para abstenção e antipolítica

O deputado estadual Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL) repercutiu o processo eleitoral recém-vivenciado enquanto candidato a prefeito de Florianópolis, em fala na tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quarta-feira (9). Ao lado da candidata a vice, Claudia Zininha, Marquito recebeu 61.509 votos, ficando em segundo lugar, com 22,23%. “Esse número é muito expressivo, especialmente diante das condições que tivemos, 24 segundos de TV e rádio. O resultado mostra que a população reconheceu nossa candidatura como um caminho viável para Florianópolis. As pessoas confiaram no nosso compromisso em cuidar do povo, da natureza e da cidade, com a questão climática como ponto central”, comentou o deputado.

Marquito, que concorreu pela coligação “Para cuidar de Florianópolis”, composta pela federação PSOL-Rede e pela UP, destacou a importância do programa de governo no processo. “Esse foi o nosso pilar durante toda a campanha. O programa foi construído de forma participativa, a partir de 17 plenárias, onde quase duas mil pessoas foram ouvidas. Depois, todas as contribuições foram sintetizadas por uma equipe de especialistas”, compartilhou. Ele agradeceu todas as 60.509 pessoas que confiaram seus votos à candidatura. “Continuaremos defendendo nossas propostas na Assembleia Legislativa, com muita responsabilidade e coerência.”

O deputado chamou a atenção para o alto índice de abstenções. “Em Florianópolis, chegou a 28%. Mais de 115 mil pessoas não saíram de casa para votar. O índice igualou-se ao de 2020, quando o pleito foi realizado em plena pandemia e essa havia sido a razão apontada para as ausências. Todos que acreditam no processo democrático precisam olhar para esse dado, pois reflete um movimento antipolítica”, avaliou.

 

Foto: Bruno Collaço / Agência AL

Sair da versão mobile