Segue nota, contrária à federalização do Porto de Itajaí, assinada pelo conselho das entidades empresariais da cidade:
“Uma questão tem mobilizado a opinião pública e centralizado os debates em Itajaí: a possibilidade de federalização do Porto de Itajaí. Um dos principais motores da nossa economia, o Porto volta a ser objeto de discussões e incertezas poucos meses após a retomada de suas atividades, que estiveram paralisadas durante quase dois anos, devido a impasses burocráticos.
Recentemente, veio a público a informação de que lideranças políticas ligadas ao Governo Federal estariam trabalhando para federalizar a administração do Porto de Itajaí. A reação foi imediata, visto que tal medida contraria os interesses dos setores produtivos locais e de todos os segmentos que têm trabalhado arduamente para fazer de Itajaí a maior economia de Santa Catarina.
Caminhamos para o final do ano, quando expira o prazo do Município exercer a administração da Autoridade Portuária de Itajaí. Será o momento em que o Governo Federal deverá definir o futuro do Porto para os próximos anos. Nesse contexto, a ameaça de submeter o Terminal itajaiense à Administração Federal passa a ser concreta.
Nós, que integramos o Conselho de Entidades de Itajaí, vimos a público manifestar nossa posição fortemente contrária à federalização. Retirar a autonomia administrativa do nosso Porto traria consequências graves, principalmente em relação à excessiva burocratização, ao distanciamento geográfico e político das esferas decisórias e à defesa dos interesses de Itajaí e região, que estariam submetidos a possíveis arbitrariedades de uma gestão que, diferentemente da Administração Municipal, não coloca as nossas demandas em primeiro lugar. Os impactos sociais e econômicos para todos os setores ligados à atividade portuária seriam, portanto, negativos e bastante severos.
Itajaí não pode parar. Nosso Porto não pode ser novamente prejudicado. Por isso, dizemos com veemência:
Não à federalização do Porto de Itajaí! Não ao retrocesso!
Conselho de Entidades de Itajaí
Dezembro de 2024″