Coluna do dia

Não querem papo

Presidente estadual do PSL, deputado federal Fábio Schiochet, vem enfrentando enormes dificuldades para apaziguar a animosidade que se criou entre o governador de Santa Catarina e os deputados estaduais Jessé Lopes e Ana Campagnolo.

Schiochet fez contato com os dois jovens parlamentares. Pediu para que eles não se manifestassem mais de forma ácida ou irônica contra Moisés da Silva nas redes sociais.

Mas não teve êxito. Os dois parlamentares seguem com a artilharia voltada na direção do inquilino da Casa d’Agronômica. Ana Campagnolo entra em vários posts do governador e faz críticas a praticamente tudo. Ela e Jessé também não aceitam sequer sentar com o chefe do Executivo para tentar o entendimento. Depois de pedir a expulsão dos dois, Moisés baixou a guarda e sinalizou disposição para melhorar o ambiente.

 

Incêndio

Mesmo tentando atuar como bombeiro, buscando apaziguar os ânimos, Fábio Schiochet está em dificuldades. E pode até apelar para um chamamento da nacional. Talvez em Brasília, raciocinam alguns pesselistas, os dois deputados pudessem ouvir ponderações e reavaliar algumas posições. No momento, contudo, os dois estão irredutíveis. O assunto deve ser tratado esta semana na Capital Federal.

 

Contra aumento

O Conselho Regional de Economia de Santa Catarina (Corecon-SC) une-se na causa em defesa dos catarinenses e contra o aumento do ICMS sobre itens da cesta básica e gás natural. Sabe-se que caberá aos deputados, eleitos pelo povo, decidir se haverá ou não o aumento. Neste caso, o Corecon de Santa Catarina apela para o bom-senso destes parlamentares, já que a matéria deverá entrar em pauta no plenário da Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira. A mensagem está sendo divulgada pelo presidente do Conselho, Paulo Roberto Polli Lobo.

 

Pé no PL

Deputado estadual Ivan Naatz está com um pé e meio no PL. Na semana passada, logo depois de audiência pública para tratar do eterno ferry boat na travessia entre Itajaí e Navegantes, o parlamentar sentou com o senador Jorginho Mello, que pilota o partido em SC. Trataram da liberação de recursos federais, demonstrando sintonia. A saída de Naatz do PV é só uma questão de tempo.

 

Desenvoltura

Embora ainda filiado ao PSDB, o deputado Vicente Caropreso tem circulado com imensa facilidade nos órgãos do governo estadual. Está sintonizado com Moisés da Silva que, a seu turno, tem atuado frontalmente contra deputados do seu partido.

 

Bah, tchê

O deputado Moacir Sopelsa (MDB) representou a Assembleia Legislativa na 42ª Expointer, que é a maior feira a céu aberto da América Latina. O parlamentar visitou a Casa do Produtor Catarinense, um ponto de referência e o espaço dos produtores de Santa Catarina no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS). Sopelsa destacou que a Casa do Produtor Catarinense há três décadas é o ponto de encontro para produtores, colaboradores, pesquisadores, empresários e lideranças dentro do Parque de Exposições 

 

Assis Brasil.

Movimentação

Enquanto Jair Bolsonaro atua firmemente para consolidar-se entre o eleitorado de direita e extrema direita – sua incontinência verbal atesta isso -, o governador de São Paulo, João Doria, trabalha e articula para viabilizar-se como alternativa de centro, moderada, com vistas ao pleito de 2022.

Sair da versão mobile