Notícias

Natalino: greve no magistério perto do fim

O deputado Natalino Lázare (PR, segundo da D para a E), integrante da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, participou de uma reunião com o secretário de estado da Educação, Eduardo Deschamps, para tratar da greve do magistério. O encontro, que terminou no fim da tarde desta segunda-feira (1º), contribui para o avanço nas negociações e, consequentemente, para auxiliar no fim da greve. Participaram do encontro também os deputados Valdir Cobalchini (PMDB), presidente, e a vice-presidente da comissão, deputada Luciane Carminatti (PT).

Na última semana, os parlamentares reivindicaram ao governo a retomada das negociações com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-SC). “Deschamps se comprometeu em receber o sindicato já na próxima segunda-feira (08) e assumiu o compromisso de acatar a pauta proposta pelo Sinte em documento entregue no dia 28 de abril (ofício 052/2015) e também de iniciar a negociação das cláusulas econômicas”, afirma Luciane.

No documento, o sindicato solicitava o abono das faltas dos professores grevistas, a revogação do decreto 3593/2010, que impede a progressão salarial dos trabalhadores, o reajuste de 13,01% retroativo a janeiro e o prazo para cumprimento dos acordos. “Há um aceno do governo no abono das faltas de 2012 a 2014, em rever o decreto da progressão salarial e de pagamento dos dias parados em 2015, quando o calendário de reposição for apresentado. Já a reposição salarial será ponto do primeiro encontro da mesa de negociação.

Natalino avaliou que o movimento grevista deve ser encerrado em breve diante da disposição dos dois lados em negociar e voltar ao debate de tantos pontos que devem ser analisados acerca desta categoria. O deputado voltou a defender um maior diálogo com os gerentes regionais de educação, para que repassem aos professores a atual situação em que se encontram as negociações.  Os deputados estão contribuindo com a reabertura de diálogo entre a categoria e o governo, atendendo ao pedido feito pelo sindicato no dia 21 de maio (ofício 064/2015).

Foto: divulgação

Posts relacionados

Plenário aprova projetos voltados à educação e à defesa civil

Redação

Deputado americano com parentes no Brasil manda recado ao consórcio ditatorial

Redação

Programa do deputado Mário Motta desvenda atrasos e falhas em obras da Educação em SC

Redação
Sair da versão mobile