Produtores rurais e caminhoneiros foram defendidos pelo deputado Natalino Lázare, durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 22. O parlamentar manifestou sua indignação e preocupação com o aumento dos preços dos combustíveis que acabam gerando alta nos custos penalizando o setor produtivo do agronegócio.
“Sou contra esses aumentos abusivos. Sabemos que 55% do que pagamos quando abastecemos, é imposto. Precisamos proteger os nossos produtores que são responsáveis pelo desenvolvimento do país e essa também será a minha luta”, ressalta o deputado Natalino.
Convocados pela Associação Brasileira de Caminhoneiros (ABCam) e pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), diversos caminhoneiros manifestaram na última semana contra a medida bloqueando inúmeras rodovias federais.
Para os caminhoneiros, o aumento constante do preço nas refinarias e dos impostos que recaem sobre o óleo diesel tornou a situação insustentável para o transportador autônomo. Além disso, os tributos PIS/Cofins, majorados em meados de 2017, com o argumento de serem necessários para compensar as dificuldades fiscais do governo, são o grande empecilho para manter o valor do frete em níveis satisfatórios.