A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realizará nesta terça-feira (21), às 9 horas audiência pública para tratar da sobrecarga do sistema de saúde que resulta na falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. O debate foi proposto pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB – foto).
O deputado explica que a realização de uma ampla discussão, diante da gravidade da situação, foi solicitada pela Associação Catarinense de Medicina e demais entidades médicas. “Vamos reunir governo, sociedade, entidades, representantes dos hospitais e dos municípios para tratar dessa situação que tem se agravado a cada dia, com crianças esperando por uma UTI. É preciso uma estratégia clara para enfrentar o atual cenário de aumento drástico de casos de crianças precisando de tratamento intensivo devido a síndromes respiratórias”.
No dia 3 de junho o governo do Estado decretou situação de emergência em saúde para agilizar a abertura de mais leitos e a contratação de profissionais. “Na audiência será possível analisar o resultado dessas medidas, traçar um panorama da situação, que tende a se agravar com a chegada do inverno e definir ações em conjunto para garantir a abertura urgente de mais leitos de UTI”, afirma Dr. Vicente.
Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) atualizados na manhã de segunda-feira (20), a taxa de ocupação de leitos pediátricos de UTI pelo SUS era de 94,85%, sendo que para as regiões do Grande Oeste, Meio Oeste, Serrana, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis a ocupação era de 100%. A situação é ainda mais grave no caso de UTI neonatal, com 98% dos leitos ocupados, havendo apenas três disponíveis em todo o Estado.
foto>Ag. Alesc, arquivo, divulgação