No texto abaixo, o Jornal O Globo on line, no blog do Noblat, explicita como encontra-se a penúria financeira do Estado do Rio de Janeiro. O governo só conseguiu pagar 20% do décimo terceiro. Quem quiser ter acesso ao resto, receberá em quatro parcelas ou, para receber de uma tacada só, a oferta é por um empréstimo bancário, a juros de mercado! No vizinho Rio Grande do Sul, a situação é muito semelhante. Enquanto isso, Santa Catarina, conforme vem frisando o governador Raimundo Colombo (foto), fecha o ano com as contas e os salários em dia!
“A exemplo de outros, o governo do Rio de Janeiro, de cofre vazio por má administração, só pagou 20% do 13º salário dos servidores públicos. O resto será pago em quatro parcelas.
Mas para aqueles que queiram receber o valor das quatro parcelas de uma só vez, o governo oferece um negócio fabuloso: um empréstimo bancário. A juros correntes, claro.
Em outubro último, os juros bancários subiram para 64,8% ao ano. Foi o décimo mês consecutivo de elevação na taxa de juros média das pessoas físicas.”
Foto: arquivo, divulgação