A Prefeitura de Blumenau, nesta quinta-feira, dia 6, em uma coletiva de imprensa, anunciou uma série de ações de segurança para implementar nas instituições de ensino da rede municipal de Blumenau, a partir de segunda-feira, dia 10.
As medidas foram discutidas coletivamente durante reuniões no gabinete de crise. Participaram dos diálogos a Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Civil, Ministério Público, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Educação
As ações anunciadas pelo Prefeito Mario Hildebrandt, consistem em revisar os muros, cercamento, controle e acesso de pessoas em todas as escolas e Centro Educacionais que pertecem a rede municipal de ensino; elaboração de um plano de contingência pela Secretaria de Defesa Civil e Secretária de Educação; ampliação de equipes multidisciplinares, com psicólogos e assistentes sociais e a busca junto ao Governo de Santa Catarina pra contratação de Policiais Militares aposentados da reserva para segurança armada nas unidades. A Prefeitura também já estuda, via Procuradoria do Município, a contratação de vigilância particular armada.
Além disso, serão implantadas câmeras de segurança em todas as unidades de ensino municipais. Os equipamentos estarão em pontos específicos, integradas à Central de Controle Operacional. Também será formalizado um termo de cooperação para que a PM também tenha acesso às imagens.
Reunião com gestores e profissionais da educação
A Prefeitura de Blumenau realizou na parte da manhã desta quinta-feira, uma reunião fechada com todos os gestores das instituições de educação municipais, estaduais e privadas de Blumenau. O encontro ocorreu no Teatro Carlos Gomes.
Na parte da tarde, uma reunião on-line também foi feita com todos os profissionais da educação do município.
Os encontros ocorreram devido ao atentado às crianças da instituição privada CEI Cantinho Bom Pastor, localizado no bairro da Velha, que ocorreu nesta quarta-feira, dia 5. O objetivo foi dialogar a respeito da situação, buscando esclarecer e tratar de maneira coletiva os fatos neste momento de crise.