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Nove dicas para empreendedores

Em 1998, quando criei minha empresa, tinha uma carteira de clientes bastante reduzida e um desafio enorme: crescer em um mercado complexo e com um concorrente de grande porte e estabelecido. Hoje a Agemed é a operadora de planos de saúde que mais cresce no Brasil.

Não é muito prudente simplificar em uma “receita” os motivos do crescimento de uma empresa.  Mas julgo ter aprendido bastante ao longo da vida e tomo a liberdade de listar itens que considero importantes para quem empreende.

Goste de gente – Tenha paixão pelo que faz e gosto por liderar equipes, fazendo com que todos cresçam. Acorde todo dia pensando em algo que é preciso melhorar e inclua sua equipe na busca da conquista desse objetivo.

Tenha um diferencial – Destaque aquilo que faz seu negócio diferente. Atender bem o cliente, cumprir prazos e oferecer produtos de qualidade são pontos que podem tornar um cliente fiel.

Assuma riscos, mas não altere a receita – Empreender é sempre arriscado. É preciso mudar e inovar sempre, mas preservando as características que fazem sua empresa ser diferente das demais.

Seja transparente – A credibilidade de uma empresa se constrói com atos de justiça e honestidade. Prometer apenas o que pode ser entregue é essencial.

Visão de negócio – O empreendedor precisa olhar para o futuro, ter clareza de onde quer chegar e ter metas claras. Não veja o negócio apenas como um emprego com uma renda mensal.

Preocupe-se com o ser humano – Um negócio não deve estar baseado apenas em resultados financeiros. É preciso considerar o beneficio que o produto vai gerar e saber que ele vai melhorar a vida das pessoas.

Esteja informado – Não pare de se aperfeiçoar. Tenha foco no produto e busque todo o tipo de informação relacionada às dificuldades das pessoas e dos clientes.

Saiba se reinventar – O empresário deve ter a capacidade de se reinventar após uma expectativa frustrada. Quando isso ocorre é necessário avaliar os erros e recomeçar de uma maneira diferente.

Seja paciente – Todos esperamos por resultados rápidos, especialmente no início do negócio. Mas um bom negócio não é concretizado da noite para o dia. É preciso ter paciência para encontrar a fórmula certa para cada etapa da negociação.

 

Pedro Assis – Presidente da Agemed

 

 

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