Lançada a ordem de serviço para a pavimentação da Estrada Geral da Barra do Itapocu, em Araquari
Antiga luta da comunidade, a pavimentação asfáltica da Estrada Geral da Barra do Itapocu, em Araquari, acesso importante às praias pela BR-101, começa a sair do papel. Na última segunda-feira, dia 22, o prefeito Clenilton Carlos Pereira assinou a ordem de serviço da obra, cujos recursos foram viabilizados pelo deputado federal Mauro Mariani via Ministério do Turismo. A estimativa de investimento é de R$ 6,8 milhões.
O evento também contou com a participação do deputado estadual Vicente Caropreso, do prefeito de Balneário Barra do Sul, Ademar Borges, vereadores, secretários e moradores locais.
O projeto prevê a pavimentação de aproximadamente 10,4 quilômetros de estrada e será dividido em duas etapas. O primeiro refere-se a um trecho de 3,7 quilômetros de extensão da rua Maringá, que inicia no Km 74 da BR-101; o segundo segue por 6,7 quilômetros pela Estrada Geral da Barra do Itapocu até o acesso a praia de Salinas, em Balneário Barra do Sul, onde as obras já avançam.
O bairro Barra do Itapocu é conhecido pelos atrativos naturais, como a Lagoa da Cruz e, além disso, serve como alternativa de acesso às praias enquanto não sai a duplicação da BR-280.
As obras chegaram a ser iniciadas em 2014, mas pararam poucos meses depois por falta de repasse do governo federal.
Para Clenilton, essa será uma das mais importantes obras feitas na região Norte de Santa Catarina. “É um projeto fundamental para Araquari e tratará resultados positivos para o futuro da nossa região”, disse.
Mariani lembrou que a pavimentação da Estrada Geral da Barra do Itapocu faz parte do projeto estadual denominado “Costa do Encanto”, que abrange oito cidades (entre Garuva e Barra Velha). Em seu discurso, o deputado fez referência ao ex-senador Luiz Henrique da Silveira, idealizador do projeto na época em que era governador de Santa Catarina, entre 2003 e 2010. “Essa obra faz parte de um complexo de obras sonhada pelo saudoso Luiz Henrique da Silveira”, disse. “Ele sonhava em fazer a pavimentação de todo entorno da Baía da Babitonga”, completou.
A obra, que era executada pelo o consórcio formado pelas empresas Castellar Engenharia Ltda e Macen Construtora e Incorporadora Ltda, será realizada pela Adrimar Construção e Terraplenagem, vencedora da nova licitação.
A previsão é de que as obras sejam concluídas em até 12 meses.
FOTOS MARCELO TOLENTINO