Na esteira do contexto favorável politicamente e projetando as eleições estaduais de 2018, Raimundo Colombo vai começar 2017 com um Colegiado bastante alterado em relação ao atual.
Embora filiado ao PMDB, João Carlos Ecker está na mira da cúpula do partido há tempos. O governador segurou ele na Infraestrutura por sua atuação constante e discreta. Mas a pressão aumentou, principalmente da bancada e chegou a hora de mudar. Eduardo Moreira avaliza a troca. O deputado Luiz Fernando Vampiro deve assumir.
Acélio Casagrande, que já foi adjunto da Saúde, retornaria à Secretaria de Articulação Nacional, em Brasília. Por falar em Saúde, João Paulo Kleinübing confirmou que está deixando o cargo. Reassume na Câmara Federal. A pasta foi oferecida aos tucanos, assim como o Turismo, Esporte e Cultura. O ninho está dividido. Ainda há quem sonhe com uma oferta “melhor”, já que a situação financeira das duas secretarias é bem complicada. Os nomes mapeados são os dos deputados Leonel Pavan e Vicente Caropreso. De qualquer forma, Colombo sinaliza para o PP e o PSDB; e afaga o PMDB.
De saída
No Iprev também haverá mudança. Eduardo Moreira já pediu o cargo, hoje ocupado pelo ex-deputado Renato Hinnig, que estaria saindo do PMDB. Seu destino pode ser o PTB.
Fato novo
Foi o convite oficial do governador para que o PP assuma a Secretaria de Assistência Social. Raimundo Colombo já conversou por telefone com Esperidião Amin. Se o partido aceitar, o nome da vez é o do deputado José Milton Scheffer.
De fora
Segundo colocado na eleição municipal de São José, com mais de 30 mil votos, o ainda vice-prefeito José Natal ficou de fora da reforma administrativa. Pelo menos no primeiro escalão. Alimentava a expectativa de um cargo de destaque, já que ficará sem mandato a partir de janeiro.
Gilmar em SC
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e integrante do STF, o ministro Gilmar Mendes confirmou presença na solenidade de posse do juiz Alexandre Ramos como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, 12ª Região. Será no dia 22 de dezembro, na Capital.
Lista tríplice
Também nesta data, o pleno do TRT se reúne para escolher a lista tríplice, a partir dos seis nomes definidos pela OAB, para ocupar uma vaga de desembargador daquela corte pelo chamado quinto constitucional. Os três que passarem por essa etapa serão submetidos ao crivo do presidente Michel Temer, a quem cabe nomear o novo magistrado.
Aptidões
Importante destacar que os seis nomes que vão ser avaliados pelos desembargadores cumprem todos os requisitos necessários para o cargo. Inclusive a comprovação de ter atuado como advogado por pelo menos 10 anos.
Dinheiro internacional
Prefeito Udo Döhler abre os trabalhos da equipe do Fonplata, que veio a Joinville tratar do – Programa Linha Verde relativamente ao Eixo Ecológico Leste – Fase 2. As negociações avançam.
Elogio
Jorge Bornhausen elogiou o pupilo Raimundo Colombo esta semana. JKB foi homenageado, sexta-feira, com a Medalha Anita Garibaldi, a mais alta honraria do governo catarinense. As relações andavam estremecidas depois da campanha de 2014, mas agora parece que tudo voltou à normalidade no convívio entre os dois. O governador entrou para a política no fim dos anos 70 pelas mãos de Bornhausen.