Artigos

O 4º SETOR

Estamos vivendo o melhor dos tempos e o pior dos tempos.

Vivemos o paraíso tecnológico. O futuro já chegou. A ciência a cada dia dá um salto inimaginável, trazendo para a humanidade benefícios imensuráveis.

Esta é a época da cibernética, da propulsão a jato, das viagens interplanetárias, da pesquisa espacial, da informática, da internet, do telefone celular, das pesquisas científicas, e agora da inteligência artificial

O que ganhamos com isto?

Uma sobrevida maior, mais conforto, mais qualidade de vida e outras infinidades de opções. O progresso está alçando vôos cada vez mais altaneiros.

Em contrapartida, assistimos uma das piores crises na sociedade moderna. Em todas as partes do planeta nós vemos algum problema sério. O tempo em que estamos vivendo é perigoso, pois se perdeu o referencial de vida, osmarcos morais estão sendo arrancados, e a violência está sem freios.

A insegurança é hoje uma inquietante realidade. Osíndices de delitos continuam crescendo indefinidamente, o sistema judicial em sua esfera superior se mostrainsuficiente para fazer frente à crise.

Sentimentos de vulnerabilidade e intranqüilidade nos fazem sentir impotentes diante de tanta violência, e que parece se institucionalizar a cada passo.

Nossa geração está se caracterizando pela insanidadedos homens. Hoje não basta matar, tem que matar com requintes de crueldades. Há um turbilhão de injustiças rondando a terra. Há uma maré crescente de crimes minando os fundamentos de nossa estrutura social.

Está ficando claro que o 4º setor já existe no Brasil. A economia vai ter que rever a sua atual classificação.

Todos sabemos que o 1º setor é representado pelo Governo e suas empresas. O 2º setor é as EmpresasPrivadas, e o 3º setor são as ONGs – Organizações Não Governamentais.

Para mim o 4º setor é o crime organizado, que vai, infelizmente se instalando e se fortalecendo a cada dia nas principais cidades brasileiras, e muito mais organizado e fortalecido que os outros setores. Os fatos revelados pela mídia têm mostrado que o PCC por exemplo, já possui mais de mil postos de gasolina para lavar dinheiro, e que o Comando Vermelho tem expandido suas ações fortemente no norte e nordeste do país. Os presídios enfrentam sériasdificuldades em todas as regiões, sendo totalmente controlados pelo crime organizado.

Está na hora do povo valorizar mais os seus policiais; está na hora dos governantes remunerarem melhor e dar mais condições de trabalho à sua Polícia. Atualmente o Estado de São Paulo começou a ter esta postura.

Como cidadãos temos que ver a polícia como um aliado e não como nosso inimigo. Um simples exemplo que sempre cito aos amigos é o seguinte: tirem os policiais da frente das escolas e vejam se alguém respeita os alunos e seus pais?

Precisamos ficar atentos, e começar a mudar nossas atitudes. A mudança está em nossas mãos.

RICARDO F WINTER

rwinter@iscc.com.br

Sair da versão mobile