O livro :” UFSC: em nome da verdade”, é uma forma de exercício de resposta e de contradita a muito do que foi vertido no Relatório Final da Comissão da Memória e Verdade da UFSC, aprovado por unanimidade em 25 de setembro de 2018, pelo Conselho Universitário.
Publicado com apoio em vasta documentação, a autora busca rebater a narrativa que desconstrói a história conhecida e testemunhada pela sociedade catarinense, sobre a fundação e implantação da UFSC, bem como procura dar outros contornos a muitos fatos trazidos pelo Relatório Final , o qual associa a cúpula administrativa da UFSC ao regime de exceção instaurado em março de 1964.
O objetivo concreto e central da CMV é retirar do primeiro reitor- João David Ferreira Lima, todos os títulos e homenagens, inclusive o nome do campus na Trindade.
O livro escancara a intenção principal da CMV, que altera fatos, datas e a interpretação de acontecimentos em benefício de seus objetivos.
A leitura é importante para que se conheça, além da versão do Relatório Final, outra interpretação e informações históricas sobre os mesmos fatos e se possa realizar um debate democrático, civilizado e construtivo sobre tema polêmico.