Alta tecnologia, tensões globais, negócios, comércio eletrônico e tendências de parcerias são os temas da nova edição de Fator China – Oportunidades e Desafios
As estratégias de desenvolvimento do país que lidera o crescimento global, avançando para se tornar a maior economia do mundo, e suas relações comerciais com o Brasil são foco do novo lançamento da Editora Aduaneiras. A edição revista e ampliada do livro Fator China – Oportunidades e Desafios, de Henry Uliano Quaresma, traz detalhes da dinâmica economia chinesa, que abre portas às parcerias para atender o seu amplo mercado interno.
“O foco atual daquele país, que é o maior parceiro econômico do Brasil, está no consumo interno de uma população com cerca de 1,4 bilhão de pessoas. É uma postura diferente das primeiras décadas de sua revolução econômica, quando a China emergiu como a maior exportadora de produtos industrializados e importadora de commoditie”, destaca Quaresma.
Nos últimos anos, um novo campo em expansão tem se destacado. Quem fala deste momento é o ex-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Armando Monteiro Neto, que assina o prefácio do Fator China. “O livro aborda a transição da China para uma economia de inovação (…), que resultou em avanços significativos em tecnologias de ponta, incluindo inteligência artificial, telecomunicações e energia renovável.”
Fator China aborda também o comércio eletrônico na China, que segue entre os maiores e mais ativos do mundo, com líderes como Alibaba, JD.com e Pinduoduo. Com uma infraestrutura digital altamente avançada, cerca de 70% dos chineses estão conectados à Internet. Essa intensa demanda interna pode ser porta de entrada a empreendedores brasileiros, com receptividade do governo chinês.
Além disso, a recente abertura do mercado chinês a produtos lácteos brasileiros é um exemplo das novas oportunidades no nosso setor alimentício. As exportações nacionais de carne suína, bovina e de aves para a China aumentaram e os incentivos do governo chinês para a atuação de empresas estrangeiras prometem novas oportunidades em áreas como manufaturados e mercado de luxo.
Outro tema de impacto abordado na nova edição da obra são os investimentos chineses no Brasil na indústria e na infraestrutura.
A China também enfrenta seus desafios, comenta o autor, como o envelhecimento da população, os desequilíbrios regionais, as questões ambientais e as tensões comerciais com potências globais, especialmente os Estados Unidos. O autor analisa os reflexos dessas realidades nas relações econômicas mundiais.
Fator China – Oportunidades e Desafios pode ser encontrado na Editora Aduaneiras, pelo site aduaneiras.com.br