O primeiro denunciado de SC
O ex-deputado federal João Alberto Pizzolatti (PP) é o primeiro catarinense formalmente denunciado pela Procuradoria Geral da República ao STF no contexto da Operação Lava Jato. Hoje secretário de Estado numa pasta amiga em Roraima, o progressista segue internado em estado que inspira cuidados após um acidente doméstico no extremo norte do país. O que não muda em absolutamente nada os trâmites judiciais. Pizzolatti foi denunciado na quarta-feira. As investigações apuram crimes de corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro roubado das arcas da Petrobrás. O catarinense é alvo de mais três ações que tramitam no STF. O período em que o ex-parlamentar teria se lambuzado nos dutos da petroleira é de 10 anos (2004-2014). A denúncia ganhou grande espaço na mídia nacional. Até porque, segundo as investigações, João Pizzolatti fazia questão de retirar pessoalmente a propina no escritório paulista do doleiro Alberto Yousseff. Fazia isso para não ter que pagar a taxa de 3% cobrada pelo transporte do butim!
Amigões
A situação do catarinense tende se complicar a partir da delação premiada do ex-deputado Pedro Corrêa, a quem Pizzolatti era muito ligado. Junto com o ex-deputado, a PGR denunciou cinco deputados do PP e o ex-deputado e ex-ministro Mário Negromonte, que hoje é conselheiro do TCE baiano.
Brusque
O prefeito Roberto Prudêncio Neto (PSD) completou ontem, 31 de março, um ano de gestão. O pessedista apresentou um resumido, mas detalhado, balanço das ações já realizadas por sua administração e também as metas para 2016. A lista é extensa, com destaque para Saúde, Educação, Obras e para o equilíbrio financeiro.
Saúde, obras e gestão
Somente neste ano, Prudêncio vai inaugurar cinco novas unidades básicas de Saúde e também vai dar continuidade às obras de prolongamento da Avenida Beira-Rio. Se não é a mais, Brusque sem dúvida hoje é uma das prefeituras mais saneadas e equilibradas financeiramente em Santa Catarina.
Penúria municipal
O senador Dalirio Beber (PSDB) cobrou, mais uma vez, repasses aos municípios brasileiros, que, “vivem em total penúria, em angústia absoluta”, em audiência pública, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (29), com a presença do Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.
Minha defesa, minha vida
Patético o lançamento do Minha Casa Minha Vida, versão 3, na quarta-feira. Na verdade, foi só um slogan para criar um ato político em apoio a Dilma Rousseff. A maioria dos presentes era de empregados do governo ou integrantes de movimentos sociais que são abastecidos com verbas federais há 13 anos.
Avanço
Mais de 200 mil microempreendedores individuais de Santa Catarina e cerca de sete milhões de autônomos no Brasil ganham mais um empurrão no sonho de ter sucesso no novo negócio. A partir de agora, eles poderão utilizar a residência como sede de seu estabelecimento comercial, quando a atividade não exigir local específico para funcionamento.
DNA catarinense
É o que está previsto no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 167/2015 Complementar, de autoria do deputado federal Mauro Mariani (PMDB), aprovado na última terça-feira, por unanimidade, no Plenário do Senado. A matéria seguiu para a sanção presidencial.