Blog do Prisco
Manchete

O que o MDB quer de Jorginho

Está acontecendo, no Palácio Residencial, a segunda conversa do MDB com o governador Jorginho Mello. Os emedebistas estão reivindicando três secretarias. O partido ainda pleiteia os dois anos na presidência da Assembleia, sem dividir o mandato com o PL.

Volnei Weber seria o nome para ser aproveitado na Agricultura, com porteira fechada. O MDB indicaria os diretores das empresas vinculadas. Fernando Krelling e Antídio Lunelli compartilhariam o comando do Legislativo. Lunelli achou melhor continuar na Assembleia.

Além de mais autonomia na Infraestrutura para o secretário Jerry Comper, o MDB estaria mirando uma terceira secretaria. O deputado federal Carlos Chiodini seria uma opção. Duas seriam as possibilidades: a Secretaria de Segurança Publica, que está sem titular desde a desincompatibilização do deputado Sargento Lima para concorrer à prefeitura de Joinville, ou a Secretaria de Portos e Aeroportos, o que poderia implicar no remanejamento de Beto Martins para a Casa Civil. Hoje, Martins responde interinamente pela vaga de Ivete Appel da Silveira no Senado.

Toda essa construção do MDB não teria apenas um viés administrativo, mas também um compromisso para o projeto de reeleição de Jorginho Mello em 2026. Neste caso, um representante do MDB integraria a chapa majoritária.

Esse pacotaço tem tudo para ser consumado ainda na primeira quinzena de novembro. E a eleição na Assembleia estaria dentro deste contexto.