Blog do Prisco
Manchete

O racha na bancada catarinense durante votação da reforma tributária

Rachou a bancada de 16 deputados federais por Santa Catarina durante a votação da regulamentação da Reforma Tributária encaminhada pelo Executivo ao Congresso. O placar catarinense foi de 10 a 6 contra o texto.

Carmen Zanotto, mesmo filiada ao Cidadania, clássico partido de esquerda, sucedâneio do PPS (Partido Popular Socialista), que, a seu turno, mudou de nome quando se chamava PCB (Partido Comunista Brasileiro), foi contra.

Está alinhadíssima ao governador Jorginho Mello. Favorita à eleição em Lages, não será nenhum surpresa se ela mudar de partido em 2025. Se não for para o PL, poderá alistar-se em uma das siglas que já orbitam ou passarão a orbitar o projeto do governador, como o Republicanos, o PRD ou o Podemos.

Jorge Goetten, que se elegeu pelo PL, agora filiado ao Republicanos está ainda mais à vontade para continuar votando com Lula e o PT.

Pelo MDB, Carlos Chiodini e Valdir Cobalchini têm votado, com frequência, as pautas governistas. Diferentemente de Rafael Pezenti. As duas do PT, Ana Paula Lima e Carla Ayres (que substitui Pedro Uczai durante a licença dele), por óbvio foram favoráveis ao projeto. Nada a se estranhar.

Apesar de o partido estar em três ministérios na esplanada sob Lula III, os dois pessedistas de Santa Catarina, Darci de Matos e Ismael dos Santos, se posicionaram contra a matéria.

Em relação a Fábio Schiochet, do União Brasil, ele também tem acompanhado sistematicamente as orientações governistas em plenário.

Veja como votou cada deputado catarinense:

A favor
* Ana Paula Lima (PT)
* Carla Ayres (PT)
* Carlos Chiodini (MDB)
* Fábio Schiochet (União Brasil)
* Jorge Goetten (Republicanos)
* Valdir Cobalchini (MDB)

Contra:
* Carmen Zanotto (Cidadania)
* Caroline de Toni (PL)
* Daniel Freitas (PL)
* Daniela Reinehr (PL)

* Darci de Matos (PSD)
* Gilson Marques (Novo)
* Ismael dos Santos (PSD)
* Júlia Zanatta (PL)
* Rafael Pezenti (MDB)
* Zé Trovão (PL)

foto>Brenno Carvalho, Ag. O Globo, divulgação / À esquerda do presidente Arthur Lira pode-se ver o catarinense Jorge Goetten externando grande alegria com o resultado

Posts relacionados

Descontentamento federal

Redação

FIESC leva indústrias catarinenses ao Chile para incentivar exportações

Redação

Décio Lima é o maior cara-de-pau de SC

Redação