Blog do Prisco
Manchete

O trabalho remoto e o futuro do serviço público estadual

Se no início do ano de 2019 o trabalho remoto era uma modalidade impensada para o serviço público estadual, ao menos no âmbito da Administração Pública do Poder Executivo Estado, a realidade trazida pela pandemia de Covid-19 tratou de modificar diametralmente essa perspectiva.
Nesse particular, os servidores da Secretaria de Estado da Administração – SEA – demonstraram alto grau de adaptabilidade à nova realidade do serviço público estadual, exercendo seu papel de forma cada vez mais eficiente, entregando resultados importantes à sociedade catarinense.
Esse esforço não é verificado apenas nas atividades ordinárias da Secretaria de Estado da Administração – SEA, mas em diversos assuntos de relevância para o cidadão catarinense, como a digitalização dos processos do Estado de Santa Catarina, o aperfeiçoamento dos processos, redução de custos e o suporte oferecido a diversos órgãos do Poder Executivo Estadual como, por exemplo, a atuação nos processos de compras relacionadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19.
O trabalho se intensificou com a pandemia e mesmo remotamente, os servidores aumentaram sua produtividade; além disso, essa mudança representou economia para os cofres públicos.
Apenas no exercício de 2020, a economia com trabalho remoto alcançou a cifra de R$ 5.136.830,72 (cinco milhões cento e trinta e seis mil oitocentos e trinta reais e setenta e dois centavos) conforme Relatório Oficial de Gestão da Secretaria do Estado da Administração (http://www.sea.sc.gov.br/transparencia-sea-apresenta-relatorio-de-gestao-2020/).
É preciso avançar sobre a ideia de que o trabalho remoto é um benefício para o servidor público estadual, isso porque a experiência atual demonstra que ele representa um ganho essencial para a sociedade catarinense e para o serviço público. É a sociedade que ganha com o servidor em casa, porque ele onera menos em termos de custeio, trabalha mais, e fica menos doente pela falta de qualidade de vida e de ambientes adequados de trabalho – basta ver as condições das repartições públicas pelo estado afora.
Por estas razões, entende-se que não é possível pensar no futuro do serviço público estadual sem a continuidade do trabalho remoto, com a plena regulamentação dessa modalidade de trabalho. O Sindicato dos Servidores da Secretaria de Estado da Administração tem pleno convencimento de que, como em outras áreas, a Secretaria de Estado da Administração – SEA -, por meio de seus servidores, tem plenas condições de permanecer progredindo com o processo de transformação e crescimento do serviço público estadual.
Contudo, para que isso aconteça, é preciso acolher experiências exitosas e aperfeiçoá-las, em benefício do cidadão catarinense. Deve lembrar, também, que não existe serviço público sem o servidor. O servidor da Secretaria de Estado da Administração – SEA – está sempre pronto a defender os interesses da sociedade catarinense.
O Sindicato dos Servidores da Secretaria de Estado da Administração – SINDISEA – se manifesta em defesa da permanência de todos os servidores que assim possam trabalhar em trabalho remoto, porque é a medida administrativa que representa economia e eficiência em prol do cidadão catarinense, o futuro do serviço público estadual.