Coluna do dia

O troco de Gean

Cada eleição tem suas peculiaridades. Na Capital, o deputado Gean Loureiro (PMDB) sabe que sua maior adversária, pelo menos por enquanto, é a ex-prefeita Angela Amin (PP). Ela tem divulgado obras e ações que executou nos oito anos em que pilotou a prefeitura de Florianópolis.

Para não ficar para trás neste quesito, Gean faz propaganda de obras da gestão Dário Berger. O detalhe é que o correligionário não cita o hoje senador nem uma única vez.

O candidato limita-se a dizer que, como secretário de Planejamento do município, comandou obras importantes, como a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e elevados pela cidade.

É uma estratégia que, além de buscar a paridade no quesito experiência, muito embora secretários normalmente cumpram ordens, também soa como um troco de Gean a Dário Berger. Em 2012, o senador era prefeito e não deu a mínima para o candidato de seu partido, o próprio Gean Loureiro.

 

Companheira

No primeiro turno daquela disputa, Dário trabalhou por Angela Albino, pois o PT estava apoiando a campanha de reeleição (que acabou frustrada) do irmão Djalma Berger em São José. No segundo turno, o peemedebista ficou sem opção, mesmo assim não fez grande esforço por Gean. A resposta está aí!

 

Civismo

O desfile cívico-militar de Sete de Setembro marcou a comemoração dos 194 anos da Proclamação da Independência do Brasil. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis, e contou com a participação de cerca de cinco mil pessoas, conforme a Polícia Militar.

 

Presença

O governador Raimundo Colombo acompanhou o desfile, organizado por meio de parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Florianópolis, Liga da Defesa Nacional e organizações militares.

 

Mobilização

Os principais líderes do PMDB catarinense estão no Sul do Estado desde ontem. E permanecem na região nesta sexta. O presidente da sigla, Mauro Mariani, o vice-governador Eduardo Moreira, os ex-governadores Paulo Afonso e Casildo Maldaner, o coordenador das eleições 2016, Valdir Cobalchin, e os deputados da região estiveram ontem em Siderópolis, Lauro Muller, Cocal do Sul, Balenário Rincão e Araranguá, e hoje em Urussanga, Braço do Norte e Laguna.

 

Por toda SC

“Estamos percorrendo o Estado para apoiar nossos 212 candidatos a prefeitos, nossos vices e nosso time de vereadores, mostrando as propostas do PMDB para os municípios e destacando a importância do momento político para a sociedade”, ressalta Mauro Mariani.

 

Questão delicada

Na semana passada, foi realizado, na Câmara dos Deputados, o XVI Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas. De acordo com o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), foram discutidos os problemas das estradas, logística, pontos de parada, questão trabalhista, roubo de carga, seguro, exames toxicológicos e do custo alto dos pedágios. Colatto é 1º vice-presidente da Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 4860/2016, que institui normas para regulação do transporte rodoviário de cargas em território nacional.

 

Pressão

 “Vamos receber todas as reivindicações do seminário na comissão e, com isso, poderemos fazer uma legislação que venha regulamentar todo esse processo. E depois o governo precisa fazer a sua parte”, disse o deputado catarinense.

 

Sair da versão mobile