Blog do Prisco
Notícias Últimas

OAB pressiona forças de segurança por advogado

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, acompanhado do presidente da OAB/SC, Paulo Brincas, do vice-presidente Luiz Bratti, do conselheiro federal Tullo Cavallazzi Filho, do presidente da subseção de Palhoça, Leandro Rachadel, e do presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Marcelo Peregrino, cobrou do secretário de Segurança de Santa Catarina, César Grubba, agilidade na apuração do caso da morte do advogado Roberto Caldart. A reunião, na Secretaria, ocorreu a pedido da OAB/SC e contou com a participação do comando das polícias militar e civil.

Caldart ocupava o cargo de secretário-geral da subseção da OAB de Palhoça, cidade da região metropolitana de Florianópolis. Ele foi morto na terça-feira (24) enquanto trabalhava. A Justiça determinou a prisão temporária de cinco policiais militares suspeitos de envolvimento no caso. No mesmo dia, Lamachia esteve na Capital catarinense, onde participou dos ritos fúnebres.

“É preciso apurar o caso e mostrar que esse tipo de situação é inaceitável. O advogado é fundamental para o Estado Democrático de Direito e esse crime se revela um atentado ao próprio sistema da justiça”, afirmou Lamachia. “O assassinato de um advogado em pleno exercício profissional constitui grave atentado à administração da Justiça e não pode ser tolerado. Um ataque ao profissional é um ataque ao Estado”, disse Brincas.

Foto>OAB-SC, divulgação