A OAB homenageou, na tarde desta terça-feira, os 30 anos da Constituição da República. Estiveram presentes Carmen Lúcia, Luiz Fux, Luiz Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre Moraes, ministros do STF; Bernardo Cabral, José Afonso da Silva, além do Presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia.
Durante a solenidade, foi exibido um vídeo da OAB em homenagem aos 30 anos da Carta Magna. Na oportunidade Bernardo Cabral, ex-presidente da OAB e relator da Constituinte, lembrou que foram a OAB e a ABI as molas propulsoras do processo Constituinte.
Em nome da Ordem falou Marcus Vinicius Furtado Coelho, atual Presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB. Lembrou “que as normas da constituição não são meramente programáticas, mas precisam ser efetivadas”. Citou ainda o papel histórico da OAB que não foi calada sequer pela ditadura.
Bernardo Cabral foi escolhido para falar em nome dos ex-presidente da OAB e em seu discurso ressaltou o trabalho dos relatores adjuntos, Antonio Carlos, Konder Reis, José Fogaça e Adolfo Oliveira.
O vice do STF, Ministro Luiz Fux, representando o presidente Dias Toffoli, disse que se a justiça é a ponte por onde passam todas as dores, todas as misérias, todas as aberrações não se têm ideia da ponte do STF. Disse ainda que “fazer justiça é muito difícil, e no Supremo é mais difícil ainda.”
Compuseram a mesa da solenidade: Carmen Lúcia, Luiz Fux, Luiz Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre Moraes, Bernardo Cabral, José Afonso da Silva, além do Presidente Claudio Lamachia.