Notícias Últimas

OAB-SC: campanha contra salários acima do teto

O tesoureiro da OAB-SC, Rafael Horn (D), está empenhado na divulgação da campanha, lançada pelo Presidente da seccional catarinense, Paulo  Brincas (C, assinando), para que a lei do teto salarial (que impede que servidores públicos ganhem acima do salário de um ministro do STF) seja efetivamente cumprida, principalmente no Poder Judiciário. O presidente da Ordem, aliás, está montando uma comissão especial permanente para estudar os casos de remuneração extra-teto nos Municípios e no Estado de Santa Catarina.

A OAB/SC quer que o Conselho Federal da instituição ingresse como amicus curiae em três ações judiciais atualmente em tramitação no STF, que visam a enquadrar os salários dos funcionários públicos de todos os Poderes ao teto remuneratório estabelecido pela Constituição Federal. 

Essa recomendação faz parte de um longo estudo da Seccional catarinense que será encaminhado ao presidente Cláudio Lamachia para providências. O assunto, que já havia sido aprovado à unanimidade pelo Conselho Pleno, foi novamente discutido durante o Colégio de Presidentes realizado no último fim de semana em Bombinhas. O posicionamento da entidade consta da Carta de Bombinhas, divulgada ao final do evento.

Rafael Horn (D) está empenhado na divulgação da campanha

Além de sugerir que o Conselho Federal ingresse como interessado nas ações, a OAB/SC pediu outras três providências: o acompanhamento da tramitação no STF da nova Lei Orgânica da Magistratura (Loman), a articulação de uma proposta de emenda à Constituição com vistas a corrigir distorções que propiciam brechas na lei federal e, finalmente, uma campanha nacional visando ao esclarecimento dos cidadãos brasileiros sobre o assunto.

Posts relacionados

Carreata gigantesca encerra campanha de Robison Coelho e Rubens Angioletti rumo à vitória neste domingo

Redação

Peetergate, a versão tupiniquim do caso Watergate?

Redação

Mário Hildebrandt e o seu legado na reta final da campanha em Blumenau

Redação
Sair da versão mobile