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Oktoberfest Blumenau apresenta maior lucro e receita da história do evento

Superávit é 59,68% superior ao registrado na edição anterior

A edição que marcou os 40 anos do início da Oktoberfest entrou para a história. O evento registrou o maior lucro desde a criação da festa em 1984, com R$ 9,6 milhões. Esse resultado é 59,68% superior ao ano passado, que teve R$ 6 milhões de superávit. A receita também  foi recorde, com R$ 28,4 milhões. O valor do lucro da Oktoberfest é aplicado em ações que fomentam o turismo da cidade, como a Páscoa, Natal em Blumenau que está em andamento e o Reveillon. Os dados financeiros, pesquisa e balanço socioambiental foram apresentados na manhã desta terça-feira, dia 9, em coletiva de imprensa no Setor 1 do Parque Vila Germânica.

Com um público de 579.222 pessoas, a 39ª Oktoberfest teve um número 27,5% maior se comparado com o de 2023. Na comissão sobre a venda de produtos durante a festa, houve um aumento de 15%. Um dos índices que contribuíram para o superávit da festa foram os patrocínios, que neste ano tiveram um aumento de 19,54% no comparativo com o ano anterior. Em números a festa alcançou a marca de R$ 14.776.524,43 na somatória de patrocínios de empresas que apostaram na Oktoberfest.

“Investir no Turismo foi uma escolha que nosso governo fez desde 2018, quando assumi a gestão da cidade e os resultados positivos disso estão sendo colhidos ano após ano. A excelência entregue em cada edição da Oktoberfest ao longo desses anos é consequência de ações sérias, pensadas na valorização da nossa cultura e das nossas tradições como tema central da festa e esse superávit recorde é a certeza de que nossas decisões foram acertadas”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

Licenciamento da marca

A 39ª edição marcou o primeiro ano com licenciamento da marca Oktoberfest, inclusive com estande dentro do evento. Na festa e no site foram vendidos mais de 60 mil produtos oficiais, gerando mais de R$ 2 milhões em vendas.

“O resultado evidencia o acerto em transformar a Oktoberfest Blumenau no primeiro evento público do país com licenciamento de marca”, destaca o secretário  de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Balanço socioambiental

A maior festa alemã das Américas também se destacou pelas ações de sustentabilidade e compensação ambiental. Foram recolhidos 1.340 litros de óleo de cozinha, utilizado nos pontos de alimentação da Vila Germânica. Além disso, durante o evento foram recolhidos 145 mil toneladas de resíduos, 100% dos resíduos são transformados em energia e encaminhados para a indústria cimenteira, como combustíveis renováveis. A distribuição de água ultrafiltrada parceria da Veolia com a Ambev, foi um sucesso novamente, o público da festa utilizou 49 mil litros de água, equivalente a 98 mil garrafas plásticas.

Novidade neste ano, tivemos o diagnóstico da Eficiência Energética parceria da Veolia com a Oktoberfest que monitorou  o consumo de resíduos sólidos, água e energia, com o intuito  de alcançar maior eficiência no uso e gestão dos recursos. Nesta edição da festa, tivemos 166 mil KWh de consumo elétrico.

Greuel destaca ainda o compromisso da festa com a sustentabilidade. “É um grande orgulho celebrar o sucesso da maior festa alemã das Américas, que, além de sua tradicional alegria e cultura, se destacou este ano por suas ações de sustentabilidade e compensação ambiental. A Oktoberfest, mais uma vez, demonstrou seu compromisso com a preservação do meio ambiente e com a inovação em práticas sustentáveis”.

Pesquisa da festa

A organização da Oktoberfest Blumenau também divulgou alguns números da pesquisa de satisfação feita durante a festa. Segundo dados, 85% dos entrevistados atribuíram conceito bom e ótimo para o evento.

Destaque também para o perfil do público, que apontou ligeira superioridade de mulheres, com 50,8% segundo o levantamento, contra 48,9% de homens. Em 20234, o público foi bastante dividido, com 52,6% de turistas e 47,4% de blumenauenses.

Acessibilidade

A 39ª Oktoberfest manteve as ações em prol da acessibilidade, principalmente aos usuários de cadeira de rodas, como a disponibilização de cadeiras de rodas elétricas, totens interativos para orientação e transporte acessível.

Por mais um ano os totens de acessibilidade foram sucesso no evento e segundo relatório da empresa perto Digital, responsável pelo equipamento, os equipamentos foram utilizados 373.084 vezes.

Acolhimento

Nesta edição, uma das novidades foi a Central de Acolhimento, que durante a festa disponibilizou psicólogas prontas para atender os visitantes. Ao total, mais de 100 atendimentos foram feitos nos 19 dias de festa, sendo uma grande quantidade relacionados à crise de ansiedade. A Central de Acolhimento foi espaço procurado por foliões e funcionários, que buscavam conforto para alguma situação ou imprevistos que acontecessem dentro da festa.

A psicóloga Jéssica Utyama, que atuou no espaço, comenta que foram inúmeros e constantes elogios referentes à preocupação da festa em prestar este serviço e sobre estar atenta ao cuidado com público feminino e com a saúde mental. “Notamos maior adesão aos atendimentos, no decorrer da festa, com encaminhamentos e chamadas feitos por outros setores como, Ambulatório, Brigadistas e Polícia Civil.”

Ela ressalta que apesar da maior demanda estar direcionada ao público feminino, houveram alguns casos de homens buscando também pelo serviço, assim como crianças e idosos. “O auxílio dos voluntários da Promoção Humana foi essencial no acolhimento, principalmente em situações de perdidos de grupos e auxílio para saída. De forma geral, a Central de Acolhimento, em sua primeira Oktoberfest, se tornou um setor importante, trazendo ainda mais segurança e bem-estar para quem passou por lá”, explica.

foto>PMB, divulgação

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