Blog do Prisco
Notícias

Congresso Nacional realiza sessão solene em homenagem póstuma ao ex-reitor da UFSC

A sessão ocorrerá nesta terça-feira (31), às 11h, no Senado Federal

O Líder da Oposição no Congresso Nacional, Décio Lima, deputado federal afirmou que a sessão solene será um ato para denunciar abusos de autoridade, arbitrariedades, assédio moral, constrangimento e truculência nas ações da Justiça Federal junto aos docentes, técnicos e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“O reitor Cau contribuiu muito para o desenvolvimento da Democracia e da educação brasileira. O Congresso Nacional prestarásolidariedade à família Cancellier e ao estado de Santa Catarina, após o suicídio do reitor. Tenho certeza que a partir desta sessão outras ações serão realizadas para que a UFSC possa voltar a ter tranquilidade para cumprir o seu importante papel acadêmico”, afirmou o líder.

A sessão é uma proposição do senador Roberto Requião (PMDB/PR) e do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT/SP). O ato reunirá parlamentares, reitores de universidades federais, professores, estudantes e representantes dos órgãos de Justiça.  A família do ex-reitor também estará presente. Falarão em nome dele o advogado e ex-senador Nelson Wedekin e o desembargador Lédio Rosa, amigo de infância de Cancellier.

Na sessão será lido um manifesto, que denuncia o estado de exceção vivido pelo país e foi assinado por entidades, movimentos, autoridades e militantes em defesa da Democracia e Soberania Nacional.