Blog do Prisco
Notícias Últimas

Oportunidade de negócios entre Santa Catarina e o Paraguai

Comitiva do governo paraguaio chega ao Estado nesta quarta-feira

 

Santa Catarina recebe nesta semana uma comitiva oficial do governo do Paraguai. Serão dois dias de encontros com representantes do governo catarinense e empresários, além de uma visita ao Porto de Navegantes, com o objetivo de apresentar parte da infraestrutura do Estado e gerar oportunidades de negócios internacionais.

Para o diretor e coordenador de Relações Internacionais da Fundação Empreender, Jonathan Roger Linzmeyer, trata-se de um momento importante não apenas para estreitar laços com o governo paraguaio, mas também uma oportunidade para que empresários catarinenses possam conhecer um pouco mais sobre aquilo que o Paraguai pode oferecer em termos de oportunidades de negócios.

Além da Fundação Empreender como organizadora, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e a Associação Empresarial de Joinville (Acij) são parceiras. “A Fundação atua há 30 anos no incentivo ao empreendedorismo, e esta integração com o Paraguai pode gerar muitas oportunidades”, destaca Linzmeyer.

O primeiro compromisso ocorre na quarta-feira, dia 24, na sede da Facisc, em Florianópolis. Neste dia, ocorre uma reunião entre representantes do governo de Santa Catarina e do Paraguai, contando com a presença da vice-governadora Marilisa Boehm, do secretário de Estado da Articulação Internacional, Juliano Froehner. Também participam representantes da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias.

Froehner diz que o Paraguai sempre foi um importante parceiro de Santa Catarina. “A diferença é que agora Santa Catarina, com a visão de internacionalização do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm, coloca-se como a melhor opção do Paraguai para integração em várias áreas, tais como comércio exterior, turismo e logística. Na prática, os projetos dentro dessa parceria ganham força com a vinda dessa comitiva para Santa Catarina”, destaca.

Na sequência, será feita uma visita ao Porto de Navegantes. Conforme o Diretor da Fundação Empreender, o objetivo é mostrar um pouco do que Santa Catarina pode oferecer em termos de logística. “O Estado tem cinco portos e aeroportos muito bem estruturados, e o de Navegantes está em obras para ampliar ainda mais sua capacidade”, explica.

Na quinta-feira, dia 25, será a vez de empresários catarinenses terem a oportunidade de participar do encontro com os representantes do governo do Paraguai. Será na sede da Associação Empresarial de Joinville (Acij). Durante o encontro, haverá palestras e apresentação de um case de uma empresa brasileira que atua no país vizinho. “Neste dia, eles vão mostrar como funciona o Paraguai, um país que tem crescido muito e atraído muitas empresas”, revela Linzmeyer.

Também integram a comitiva alguns empresários do Paraguai, ligados à Câmara de Comércio Paraguaia. Por conta disso, o diretor da Fundação Empreender destaca que o evento também será uma ótima oportunidade para networking. A programação inicia às 9 horas, com recepção aos convidados. A partir das 9h15, o vice-ministro REDIEX, Rodrigo Maluff, e a vice-ministra de Indústria, Lorena Mendez fazem sua apresentação. Às 10h30 inicia o período de troca de experiência e negócios, seguindo com almoço por adesão.

A partir dos encontros, Jonathan lembra que, além de conhecer um pouco do que o Paraguai pode oferecer para os empresários catarinenses, será uma oportunidade também para o Estado mostrar o que pode oferecer em termos de logística aos paraguaios, pois mesmo com o país possuindo portos, devido às linhas das empresas marítimas, os portos que o Paraguai mais usa são no Brasil, e o escoamento da produção para o mercado internacional é feito pelo porto de Paranaguá. “E queremos colocar Santa Catarina como uma opção logística e de negócios. Nosso Estado é muito bom, e o Paraguai está no top 10 dos países com quem o Brasil e Santa Catarina negociam. Então será um encontro que pode gerar muitas oportunidades para todos”, enfatiza.

 

Missão internacional

A visita da comitiva do Paraguai é fruto de uma missão internacional realizada pela Fundação Empreender em setembro do ano passado. O objetivo foi promover o intercâmbio por meio de visitas a empresas e parques industriais, permitindo que empreendedores brasileiros participassem de reuniões com autoridades locais e prestigiassem a Expo Paraguay – Brasil, um dos eventos mais importantes de integração entre os dois países.

 

A comitiva

Rodrigo Maluff – Vice-ministro REDIEX;

Lorena Mendez – Vice-ministra de Indústria;

Natalia Cáceres – Secretária Executiva de Maquila;

Oscar Mersan – Vice-presidente da CCPB;

Carolina Vergara – Gerente Geral da CCPB;

Sebastian Bogado – Adido Comercial do Paraguai para o Brasil;

Embaixadora Maria Amarilla – Consul Geral do Paraguai em Curitiba.

Posts relacionados

Tarcísio, Bolsonaro, o Republicanos e os números

Redação

Processo de 3 décadas é resolvido e SC receberá royalties do petróleo

Redação

SC é apresentada ao mundo no Fórum Mundial da Ciência, em Budapeste

Redação