Blog do Prisco
Notícias Últimas

Palestras marcam Semana da Juventude em SC

O Encontro Estadual dos Gestores Municipais de Juventude e Conselheiros de Juventude, realizado esta semana, no auditório Leonel Brizola, na sede da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), em Florianópolis é mais um evento que integra a programação da “Semana Estadual da Juventude”.

O ex-presidente do Conselho Municipal de Juventude de Balneário Camboriú, representante da sociedade civil no Fórum Global de Políticas de Juventude das Nações Unidas, Eduardo Zanatta de Carvalho, ministrou uma palestra sobre o estatuto nacional da juventude, com o tema “Conheça seus direitos”. Na sequência, falou também sobre o tema “Sou conselheiro e agora?”. O programa ID Jovem, também foi tema de palestra pelos ministrantes Michel Sombrio e Thaís de Freitas consultores do Governo Federal e capacitadores do Programa.    

A presidente do Conselho Estadual da Juventude, Ornella Di Lullo falou da felicidade em participar de mais uma semana dedicada aos assuntos da juventude e a oportunidade dos debates. “Espero que possamos aprender muito e replicar ao próximo todo o conhecimento obtido aqui”, desejou ela.

O Coordenador Estadual da Juventude, Teilor Topanotti afirmou que o propósito do encontro é aproximar o Estado e os municípios para que debates sobre políticas públicas sejam realizados com ainda mais freqüência. “Vocês são protagonistas de um mundo melhor para as novas gerações”, resumiu ele.

Valmir Comin participou da abertura do encontro e recordou sua participação enquanto parlamentar na criação da lei de origem da bolsa estadual do artigo 170
Valmir Comin participou da abertura do encontro e recordou sua participação enquanto parlamentar na criação da lei de origem da bolsa estadual do artigo 170

Sugestões de temas

 O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin participou da abertura do encontro e recordou sua participação enquanto parlamentar na criação da lei de origem da bolsa estadual do artigo 170, para beneficiar alunos carentes.

Para ele, trata-se de uma pauta que deveria ser debatida em todos os municípios. “Sugiro que lutem juntos para que a lei seja discutida, ampliada a melhorada para que assim seja possível liberar a oportunidade para todos os estudantes que necessitam dela”, disse ele.

Na mesma linha do secretário, a Diretora de Estado dos Direitos Humanos, Maria Elisa de Caro, destacou a importância da luta por um mundo mais igualitário, sem diferenças, para que todos possam falar das suas necessidades. E aproveitou o momento para sugerir aos presentes que a mortalidade de jovens negros e pobres seja analisada com cautela. “Os índices nos mostram todos os dias que a violência tem tirado a vida de jovens negros e pobres. Não podemos receber esta informação sem reação”, pontuou ela. 

Foto>divulgação