Notícias Últimas

Palhoça decreta situação de emergência e acolhe famílias desabrigadas

Palhoça enfrenta uma situação crítica em decorrência das intensas chuvas que atingem o município. Nas últimas 48 horas, o acumulado de precipitações já alcançou 250 milímetros, causando alagamentos e transtornos em diversas regiões. A situação levou a Prefeitura de Palhoça a decretar emergência, restringindo o funcionamento dos serviços municipais aos essenciais.

A Sala de Situação foi ativada para monitorar os impactos e planejar ações de resposta às chuvas. Além disso, dois abrigos temporários foram montados para atender a população: um no bairro Frei Damião e outro no Passa Vinte. Até o momento, 17 famílias, totalizando 53 pessoas, foram acolhidas nesses espaços. O volume de chuvas é comparável ao registrado em dezembro de 2022.

A diferença entre os dois períodos foi a intensificação do programa de Prevenção de Enchente. Após a chuva forte de 2022, a Prefeitura de Palhoça ampliou a limpeza dos rios, valas e galerias da cidade, desobstruindo o caminho da água até o mar. O resultado foi o impacto menor do acúmulo de chuva nas ruas da cidade de Palhoça.
Os locais mais atingidos pela chuva forte desta quinta e sexta-feira foram a Ponte do Imaruim, onde o pluviômetro registrou precipitação de 280 milímetros de chuva nas últimas 48 horas, e o Frei Damião, onde foram registradas pessoas desalojadas por conta da chuva.

Diante da previsão de mais chuva para o fim da tarde desta sexta-feira, a Prefeitura de Palhoça reforça o pedido para que os moradores evitem áreas de risco e sigam as orientações das equipes da Defesa Civil. As equipes municipais continuam trabalhando e de prontidão para auxiliar as pessoas mais atingidas pela chuva. Uma força-tarefa foi organizada para realizar a limpeza e manutenção de áreas afetadas, com o objetivo de mitigar os impactos das chuvas e retomar a normalidade, assim que parar de chover

Sair da versão mobile