Notícias Últimas

Palhoca foca na limpeza e recuperação de vias

A manhã deste sábado (18) marca o início da força- tarefa para recuperar os estragos causados pela chuva intensa registrada entre quinta e sexta-feira em Palhoça. De acordo com a Defesa Civil do município, o acumulado chegou aos 280 milímetros de chuva nas 48 horas, superando a marca histórica anterior, registrada em 2022.

Por conta da chuva forte, partes de asfalto cederam em algumas vias municipais e estruturas de escoamento da água também foram prejudicadas. Por isso, a manhã deste sábado já é marcada pela levantamento dos reparos necessários e pela efetiva realização da limpeza das vias e destes reparos para que a cidade retome o ritmo normal, apesar de tanta chuva.

“Estivemos o tempo todo ao lado da população para auxiliar no que fosse necessário e, felizmente, não tivemos grandes transtornos na cidade. Abrimos 2 abrigos, mas apenas um deles foi utilizado, com cerca de 15 famílias. Esse abrigo encerra as atividades ao meio dia deste sábado, após o almoço”, explicou Eduardo Freccia, prefeito de Palhoça.

A situação mais delicada registrada durante as chuvas em Palhoça foi a necessidade de abrigo para 17 famílias, totalizando 53 pessoas, que ficaram desabrigadas no bairro Frei Damião. Voluntários e funcionários da Prefeitura de Palhoça organizaram alimentação, acomodação e distribuição de kits de higiene e roupas aos desabrigados.

A relação entre a quantidade de precipitação, cerca de 280 milímetros, com o número de atendimentos necessários, menor do que em 2022, enaltece o sucesso do Programa de Prevenção de Enchentes, um programa intensificado durante a gestão do prefeito Eduardo Freccia, que realiza limpeza de valas, rios e aberturas de galerias para aprimorar e ampliar o caminho da chuva até o mar.

“Choveu mais e deu menos problemas do que em 2022. Por isso, continuaremos trabalhando para manter ativo este programa. A gente não pode prever quando vai ter uma tempestade dessa, mas podemos trabalhar para diminuir a chance de problemas quando ela vier”, exclamou o prefeito.

Posts relacionados

Governador Jorginho Mello entrega ajuda humanitária em Balneário Camboriú e Tijucas

Redação

Santa Catarina tem dia de trabalho intenso das equipes do Estado em auxílio aos atingidos por fortes chuvas

Redação

Detran/SC suspende prazos de processos em razão das fortes chuvas que atingiram municípios do Estado

Redação
Sair da versão mobile