Prefeitura inicia atendimento telefônico por tecnologia VoIP e altera números para contato.
A Prefeitura de Palhoça está implantando uma nova tecnologia no sistema de telefonia dos serviços públicos municipais visando, principalmente, aprimorar a qualidade do atendimento e reduzir custos. Para implantar o novo sistema, os contatos telefônicos de todos os setores foram atualizados e vão atender por meio de uma central eletrônica com o número (48) 3220 0300.
Desde o início do projeto, há um ano, o prefeito Camilo Martins avaliou que a iniciativa vai possibilitar mais controle de gastos sem comprometer a qualidade dos serviços. “Investimos em inovação para garantir uma gestão de alto desempenho, realizando mais por menos”. Segundo Camilo, “além dessa mudança de telefones com novos filtros de chamada implantados e ligações internas (de um setor/unidade para outro(a)) gratuitas, utilizamos desde 2015 uma plataforma web que informatiza a comunicação interna para circulares e memorandos com significativa redução do uso de papel”, ressaltou.
A secretária municipal de Administração, Cristina Schwinden Schmidt, complementa que a tecnologia VoIP (Voz sobre IP), utilizada pela nova operadora, vai permitir mais mobilidade. “Será possível, por exemplo, transportar o aparelho telefônico para outro local com conexão de internet utilizando o mesmo número/ramal”. Ela também explica que a partir de agora será possível emitir relatórios estatísticos com dados sobre a utilização. “Por meio da modernização, haverá padronização no controle de ligações e, consequentemente, economia à administração pública.”
Os números antigos continuam funcionando durante um período de adaptação com a nova plataforma. Os setores receberão novas centrais telefônicas e os servidores receberão capacitação para operá-las. A única secretaria que permanece com os números atuais é a de saúde, que já atende pela nova prestadora de telefonia e internet.