Blog do Prisco
Manchete

Parte do setor gastronômico trabalha no prejuízo em SC

Número de empresas que havia conseguido recuperar equilíbrio  caiu para 27% em maio, segundo pesquisa realizada pela Abrasel

O resultado da pesquisa nacional da Abrasel foi preocupante no recorte de Santa Catarina, já que 45% das empresas do ramo gastronômico têm pagamentos em atraso e 32% operaram no prejuízo em maio. “Mesmo assim, continuamos sendo o berço do primeiro emprego no país”, afirma Juliana Mota, presidente da entidade no estado.

Realizada na última semana de junho, a consulta registrou que 36% das empresas pretendem contratar no segundo semestre, ainda que o cenário seja preocupante. Para 97% delas, investir internamente na capacitação dos colaboradores ainda é a melhor opção para qualificar a mão de obra. “O setor de comércio e serviços segue dando a oportunidade para quem busca o primeiro emprego ou efetivação dentro da empresa, mesmo sufocado por impostos”, garante Juliana.

No entanto, a realidade é alarmante: 87% das empresas consultadas devem impostos federais, como imposto de renda, pis/cofins ou parcelas do simples, resultado de um primeiro trimestre no vermelho. “Para reverter esse panorama, a Abrasel tem trabalhado de forma incansável para minimizar os impactos negativos e garantir a empregabilidade do setor”, garante a presidente da associação.

Posts relacionados

EUA: tarifa menor ao Brasil pode ampliar exportação de SC, avalia FIESC

Redação

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Redação

CGE investiga 17 empresas após suspeita de fraudes apontada pela Secretaria de Administração

Redação