Manchete

Partidos importantes sob nova direção em SC

Dois partidos terão mudanças em sua direção nesta semana. Celso Maldaner, do MDB, depois da derrota acachapante – ficou em quinto lugar na corrida ao Senado – anunciou que vai cuidar exclusivamente de sua vida empresarial a partir de 2023. Quem assume o Manda Brasa é Carlos Chiodini, único deputado federal reeleito pelo MDB e o catarinense mais próximo do dirigente nacional do partido, Baleia Rossi, sucessor de Michel Temer e por ele escolhido para a função.

Nesta terça, haverá uma reunião para definir os outros membros da Executiva com base numa comissão provisória a ser nomeada ainda hoje por Rossi. Chiodini é ligado ao deputado estadual eleito e ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. Traduzindo: o grupo de Jaraguá está assumindo a condução do MDB-SC neste momento de transição.

MENOS ESPAÇO

O PSD também está de mudança. O deputado estadual em fim de mandato, Milton Hobus, recuou e vai ficar na legenda. Só que ele não permanecerá na proa partidária. Quem assume a presidência do PSD-Sc é o deputado estadual eleito Napoleão Bernardes, ex-prefeito de Blumenau.

São novos ares à frente de dois partidos importantes. Chiodini e Bernardes são de uma nova geração de políticos.

O MDB perdeu consistência na Alesc – das 9 cadeiras atuais terá seis em 2023 – mas na Câmara Federal manteve três dos 16 deputados. O PSD-SC elegeu dois deputados federais. Ricardo Guidi e Ismael dos Santos. A sigla perdeu uma vaga em Brasília.  Na Assembleia, os pessedistas também reduziram sua representatividade, caindo de quatro para três cadeiras.

foto>Facebook, divulgaçáo – Da E para a D – Antídio Lunelli, Napoleão Bernardes e Carlos Chiodini

 

Posts relacionados

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Redação

CGE investiga 17 empresas após suspeita de fraudes apontada pela Secretaria de Administração

Redação

Prefeito Eduardo Freccia apresenta avanços econômicos de Palhoça na FIESC

Redação
Sair da versão mobile