Em contagem regressiva para as eleições municipais, a deputada Paulinha (PDT) está extremamente engajada em uma das bandeiras da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa, que é justamente motivar o voto nas mulheres que estão concorrendo para os cargos de prefeita, vice e vereadoras.
Em seu escritório em Bombinhas, ela reuniu uma turma de mulheres que vestidas com camisetas brancas com os dizeres “ Meu voto é Delas”, campanha da Bancada Feminina, dava o tom da campanha eleitoral. “ Estamos comprometidas em despertar cada vez mais a participação politica das mulheres catarinenses”, disse a parlamentar.
E não é para menos, as mulheres são maioria do eleitorado em Santa Catarina.
Elas hoje são 2.657.949 eleitoras em Santa Catarina, o que representa 51,62% do eleitorado no Estado – números até janeiro deste ano.
De acordo com os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) publicados este ano são 7.215 mulheres com candidaturas registradas, o que representa 33,7% em SC. Em comparação com 2016, quando 5.564 disputaram o pleito eleitoral, houve um crescimento de 2,2%.
“ Ainda há uma desproporcionalidade grande, mas pouco a pouco, a mulher irá avançar em mais esse desafio, que é a participação da vida pública”, acredita.