Blog do Prisco
Destaques

Pavan anuncia secretariado em Camboriú e alerta para desabastecimento de água na temporada

Prefeito eleito fez duras críticas ao vizinho prefeito, de Balneário Camboriú pela falta de investimentos na reservação de água

 

Ao anunciar sua futura equipe de secretários, neste fim de semana, o  prefeito eleito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD), fez um alerta para o risco de desabastecimento de água durante o final de ano e início da alta temporada de verão, que movimenta também a vizinha cidade de Balneário Camboriú. Como Camboriú  não possui uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e compra o produto de Balneário Camboriú, onde o consumo e a capacidade de produção estão no limite da escassez, Leonel Pavan também direcionou críticas ao prefeito que está deixando o cargo , Fabrício de Oliveira (PL) por não ter feito os investimentos necessários na ampliação do abastecimento de água via Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa).

“Quando a Emasa foi criada, todos os recursos arrecadados deveriam ser destinados exclusivamente para melhoria do tratamento, mas o dinheiro foi usado para outros fins”, criticou o futuro prefeito de Camboriú. “Não culpem Camboriú. Esse é um problema de Balneário Camboriú, um problema de gestão”, ressaltou. Leonel Pavan acrescentou , porém, que em conjunto com a futura prefeita de Balneário Camboriú, sua filha Juliana Pavan (PSD) já estão sendo organizados esforços em conjunto com a Companhia Águas de Camboriú para ações emergenciais que poderão incluir, inclusive, o uso de estações móveis de tratamento de água.

O futuro prefeito também anunciou que vai agilizar a implantação do Parque Inundável Multiuso, uma iniciativa que busca garantir a segurança hídrica para os moradores de Camboriú e Balneário Camboriú para os próximos anos. O Parque servirá como uma reserva artificial de água, oferecendo proteção contra as enchentes, além de garantir o abastecimento de água durante os períodos de seca.A preocupação de Leonel Pavan faz sentido. Estudos do setor de pesquisa hídrica da Univali, que vem sendo atualizados desde 2019, indicam que a partir de 2025, a Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, de onde a água é captada,  pode sofrer uma crise hídrica, em função do crescimento populacional acentuado ,incluindo a população flutuante na época da temporada de verão.

Foto : Prefeito eleito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD) e seu vice, Jozias Silva (Podemos ). – Divulgação.

Posts relacionados

Prefeito de Joinville é eleito presidente da Amunesc para a gestão de 2025

Redação

Emoção: diplomação de Juliana e Leonel Pavan é momento histórico na política de Santa Catarina

Redação

Leonel e Juliana Pavan projetam juntos o futuro de Camboriú e Balneário Camboriú

Redação