Notícias

Pavan elogia eleito, mas Turismo preocupa

O deputado estadual e ex-secretário de Estado do Turismo, Esporte e Cultura Leonel Pavan (PSDB) destacou, no plenário da Alesc, “o esforço e a coragem do governador eleito de Santa Catarina Carlos Moisés da Silva ao anunciar as primeiras medidas de mudanças estruturais no atual sistema de governo com o objetivo de colocar em práticas suas metas campanha em torno do enxugamento da máquina pública e de uma gestão com viés mais técnico do que político”.

Ao mesmo, porém, manifestou a preocupação com a extinção e desmembramento da estrutura da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura – SOL, segundo ele, motivo de receio também do trade turístico, muitos prefeitos que o contataram e do Conselho Estadual de Turismo.

foto>Fábio Queiroz, Ag. Alesc, divulgação

Observou que neste caso, há uma tendência nacional de valorização do setor, considerado estratégico para a movimentação da economia e geração de novo empregos. Pavan citou que em Santa Catarina, o turismo já representa mais de 13% do PIB estadual e que do ano passado para cá gerou movimentação econômica de R$ 10, 5 bilhões. Acrescentou ainda o parlamentar que a atual estrutura pública da SOL já é considerada enxuta e de baixo custo de manutenção, com apenas 33 cargos comissionados e equipe técnica altamente qualificada.

Leonel Pavan disse esperar que, pelo menos, projetos inovadores que deixou em andamento não sejam interrompidos como o aproveitamento turístico de parques ambientais e a implantação de um mirante em plataforma de vidro na Serra do Rio do Rastro em parceria com a iniciativa privada, além da retomada da campanha junto a Unesco para oficialização do Geoparque Caminho dos Cânions, no extremo sul do estado, na divisa com o RS, além da licitação em andamento para definir a gestão do Centro de Eventos de Balneário Camboriu, o maior do Sul do país e em vias de inauguração até o final deste ano.

FOTO – Deputado Leonel Pavan (PSDB) – Divulgação \ Fábio Queiroz – Agência Alesc   

Sair da versão mobile