Secretário falará sobre o projeto em painel que ocorrerá na 29ª Festuris, em Gramado
O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, será um dos palestrantes da abertura do congresso da 29ª Feira Internacional de Turismo (Festuris), que ocorre nesta sexta-feira, 10 e sábado, 11, em Gramado (RS). Pavan vai apresentar sexta-feira, 10, às 8h30min,o projeto O Sul É Meu Destino: Integração da Região Sul como Produto Único em painel que também contará com a participação da secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Aparecida Borges de Bezerra, e do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer gaúcho, Victor Hugo. Pavan vai propor aos estados do RS e do Paraná a unificação dos projetos turísticos para 2018, com a elaboração de pacotes que integrem os atrativos comuns de toda a região. Neste ano, após o lançamento da campanha do projeto O Sul É Meu Destino, no final de agosto, os estados sulinos superaram os do Sudeste como destino de preferência dos turistas das sete maiores capitais do país, segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo.
A Festuris é considerada a mais importante feira de negócios para o setor de viagens e turismo como foco para o mercado B2B. Esta é a opinião do trade turístico sul-americano, confirmada através de dados impactantes, resultado de uma pesquisa de opinião séria, aplicada pela Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). durante a edição de 2016 do evento. Os organizadores da Feira Internacional esperam para 2017 um crescimento de 10% com relação ao ano anterior. A 29ª edição do evento já conta com mais de 3,5 mil profissionais credenciados e novidades como a participação de destinos internacional que virão ao Rio Grande do Sul pela primeira vez como Vietnã, Texas, Etiópia e Polônia, por exemplo, alguns dos expositores confirmados com estande próprio.
Mais de 10 mil profissionais de turismo de todo o planeta estarão reunidos em Gramado. São 2 mil marcas entre destinos nacionais e internacionais, companhias ias aéreas nacionais e internacionais, operadoras, agências de viagens, órgãos públicos e iniciativa privada, mais de 8 mil compradores, mais de 1,5 mil agendamentos entre compradores e expositores, expectativa de mais de R$ 270 milhões em geração de negócios e R$ 15 milhões de impacto econômico para a Região das Hortênsias, onde está localizado Gramado, com caravanas internacionais vindas dos Estados Unidos, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai, além de mais de 13 horas de oferta de conteúdo com palestras, capacitações e workshops.
O Festuris ocorrerá de 9 a 12 de novembro em dois espaços: 22 mil metros de Feira de Negócios no Serra Park, com capacidade para mais de 15 mil pessoas, e Congresso Festuris no Palácio dos Festivais com capacidade para mais de mil espectadores e onde nesta quinta-feira,a partir das 20h, ocorre a solenidade oficial de abertura do evento. No ano passado, a Festuris recebeu a cobertura jornalística de 250 profissionais de comunicação e mídia da América do Sul.