Durante a reunião do Codesul – Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, no inicio desta semana em Curitiba, tanto o presidente do Parlasul – Parlamento do Sul , deputado Leonel Pavan ( PSDB) como os governadores de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), do Paraná, Beto Richa (PSDB) e do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), foram unânimes em destacar a necessidade urgente de reformas que precisam ser feitas no país para a retomada da credibilidade e do desenvolvimento econômico, incluindo a reforma política, previdenciária e trabalhista.
Por experiência própria, Colombo destacou ainda como fundamental para o país e para os estados , a reforma da previdência. “Não adianta só mudar as pessoas . Se o modelo de estado não for corrigido , entrará em colapso”, afirmou. Já , Leonel Pavan, ao analisar os resultados eleitorais do segundo disse que os números de não votos ou seja, os votos nulos, brancos e abstenções, outra vez foram em muitos locais, maiores que o número de votos do segundos colocado e até de alguns eleitos. O deputado destacou que a cada eleição, ganha força a tese do voto facultativo, que levaria às urnas somente aqueles eleitores interessados em votar.
Pavan votou a defender a discussão e o encaminhamento imediato pelo Congresso Eleitoral de um projeto de reforma política para rediscutir o sistema representativo atual, incluindo a redução do número de partidos e de limitação das coligações, entre outros aspectos mais próximos dos anseios da população. “ O volumoso crescimento de votos brancos, nulos e abstenções a cada eleição representa um protesto silencioso do eleitor que pede mudanças já no sistema”, concluiu.
Foto: Deputado Leonel Pavan (PSDB) , presidente do Parlasul – Parlamento do Sul e os governadores de Santa Catarina , Raimundo Colombo (PSD); do Paraná, Beto Richa (PSDB) e do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori ( PMDB) durante reunião do Codesul : unidos pelas reformas . ( Foto : Jaqueline Nocetti ( Divulgação ).