Destaques

PEC das Liminares é adiada no Senado

O presidente do Senado Davi Alcolumbre cancelou a Ordem do Dia da Sessão Deliberativa de terça-feira (20) devido a reunião dos senadores com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o Pacto Federativo. Diante disso, a “PEC da Liminares” de relatoria do Senador Esperidião Amin que estava em pauta será votada nesta quarta (21).

Outro projeto de iniciativa do então Deputado Federal Amin que iria a votação no Plenário nesta terça, também será apreciado na próxima Sessão. O PLC 113/2015 que altera o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, com o objetivo de autorizar a constituição de sociedade de garantia solidária, foi aprovado em caráter de urgência pela Comissão de Assuntos Econômicos.

Ainda sobre a proposta, a sociedade de garantia solidária poderá afiançar os empréstimos tomados por microempresas que dela sejam sócias. O regime de sociedade será por ações e os sócios participantes não poderão deter mais de 10%, cada um, das ações emitidas. Ou seja, a sociedade não poderá ser formada por menos de dez acionistas.

Pela proposta, haverá, além dos sócios participantes, os sócios investidores, que aportarão capital na sociedade sem, contudo, poder ultrapassar o limite de 49% do capital social total. O projeto autoriza ainda investimento público e incentivos estatais nesse tipo de sociedade, cujas ações serão de livre negociação.

Posts relacionados

Adriano Silva sinaliza para candidatura já em 2026

Redação

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Redação

Carol De Toni fortalece alianças na Grande Florianópolis e recebe apoio para o Senado

Redação
Sair da versão mobile