Notícias

Pedro Uczai idealiza curso de pós-graduação para discutir a esquerda no país

Aulas devem iniciar no dia 04 de agosto em Chapecó

 

Durante entrevista concedida a uma emissora de rádio de Chapecó o deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) falou sobre a realização do curso de pós-graduação “A Esquerda no Século XXI” promovida pelo Instituto Dom José (IDJ/SC) e o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) com apoio da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O parlamentar foi o idealizador da pós-graduação e buscou as instituições parceiras para operacionalizar a realização do curso que terá um ano de duração com aulas presenciais na cidade de Chapecó.

“A esquerda está em crise. Então a esquerda precisa estudar, sistematizar e fazer as autocríticas necessárias. Nós precisamos desse momento por que como qualquer instituição que não faz uma autoavaliação vai envelhecendo. De forma muito sincera nós queremos discutir como a esquerda se posiciona, quais as experiências de governo que teve e quais as experiências sociais e políticas que temos (…) Sob o ponto de vista ideológico, à direita ou à esquerda, vejo colegas parlamentares das diferentes correntes de pensamento em conflito sobre onde vai o Brasil,” disse o deputado.

Compreender a memória e o momento histórico da esquerda no país é uma das principais motivações para a realização do curso de pós-graduação A Esquerda no Século XXI. Na entrevista, Uczai comentou sobre críticas nas redes sociais em relação ao apoio da UFFS no curso dizendo que “não tem necessidade de fazer um ‘cavalo de batalha’ por que a universidade tem autonomia e precisa dialogar com todo o conjunto da sociedade”. E emendou dizendo que a “universidade precisa ser plural e não partidária. Na UFFS tem professores e estudantes de todas as posições políticas e ideológicas e a instituição não aportará recursos financeiros no curso”.

Uczai destacou que foi comunicado pelo Instituto Dom José, através de nota oficial, na manhã desta quinta-feira (13), de que em virtude do grande número de pré-inscrições recebidas para a pós foi necessária uma readequação no cronograma de início das aulas. “As entidades promotoras entenderam ser necessário mais 15 dias para avançar nos critérios de seleção pela grande procura que o curso teve,” destacou. “Ante o grande número de procura e de pré-inscritos, o Instituto Dom José, em diálogo com as instituições parceiras decidiu por adiar o início das aulas para o dia 04 de agosto, dado o grande volume de pré-inscrições, decorrente da ampla repercussão da proposta e da necessidade de seleção”, diz um trecho da nota do IDJ/SC.

Pós-Graduação A Esquerda no Século XXI

O projeto de pós-graduação “A Esquerda no Século XXI” continua com as pré-inscrições abertas e tem por objetivo mobilizar grandes referências teóricas e lideranças políticas de esquerda do Brasil e da América Latina para compartilhar conhecimento e aprofundar a reflexão sobre o futuro da esquerda no século XXI.

Segundo o IDJ/SC, já estão confirmados como docentes da pós-graduação nomes da esquerda e do meio acadêmico, entre eles, Dilma Rousseff, Olívio Dutra, Jean Wyllys, Leonardo Boff, Márcio Pochmann, João Pedro Stédile, Guilherme Boulos, Ricardo Antunes, Eleonora Menecucci, Emir Sader, Valter Pomar e Margarida Salomão.

 

Leia a íntegra da nota do IDJ/SC

 

NOTA – INSTITUTO DOM JOSÉ

 

PÓS-GRADUAÇÃO: A ESQUERDA NO SÉCULO XXI

 

O Instituto Dom José Gomes, entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, fundado em 2006 com abrangência estadual (SC), tem como objetivo de promover atividades educativas, artísticas, culturais e informativas, trazendo em seu nome uma homenagem ao Bispo da Diocese de Chapecó-SC “in memória”, por sua luta em favor do povo oprimido, é o autor da proposta de Curso de Pós-Graduação “A Esquerda no Século XXI”. Por não ter natureza de instituição de educação superior, fez parcerias com instituições da Região Sul (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina), para sua realização. Neste esforço se somaram a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE).

 A Universidade Federal da Fronteira Sul, será apoiadora, colaborando com empréstimo de livros e materiais aos alunos matriculados no curso; com mobilização de professores para atuarem na docência e orientação de trabalhos e disponibilizando, se necessário, espaço físico para as atividades do Curso.  O Instituto Superior de Filosofia Berthier fará a gestão administrativa e pedagógica do Curso, como a partir de experiências que já desenvolveu no campo dos direitos humanos, da educação popular e do cooperativismo de crédito. 

 O curso “A Esquerda no Século XXI” conta com um corpo docente preparado e qualificado para o desenvolvimento dos temas previstos. Entre eles estão: Dilma Rousseff, Olívio Dutra, Jean Wyllys, Leonardo Boff, Márcio Pochmann, João Pedro Stédile, Guilherme Boulos, Ricardo Antunes, Eleonora Menecucci, Emir Sader, Valter Pomar e Margarida Salomão.

 O Curso será presencial com encontros quinzenais às sextas-feiras (noturno) e sábados (matutino e vespertino). O local de realização será em Chapecó, SC. A escolha do local de realização leva em consideração a área de abrangência do Instituto Dom José, assim como as comemorações alusivas aos últimos 100 anos da cidade que, antes de ser sede administrativa, abrigou indígenas e caboclos. Essa mesma cidade e região foi o berço da luta pela terra, pelas águas e pelo direito das mulheres camponesas, motivados pela liderança religiosa de Dom José Gomes, sendo esse um eterno mestre e aprendiz do Povo.

O Curso não é realizado com financiamento público. Será pago pelos próprios alunos, em sua totalidade, com um investimento total de R$7.200,00 por aluno, sendo que esse valor poderá ser parcelado em 12, 18 ou 24 vezes. A turma terá 50 alunos de Especialização e até 20 alunos de Extensão.

  As pré-inscrições devem ser realizadas por meio de solicitação via e-mail dirigidas para institutodomjose@gmail.com, sendo que o Instituto Dom José se reserva o direito de escolher e classificar os candidatos com base nos seguintes requisitos: 1) Indicação de uma entidade da sociedade civil ligada a classe trabalhadora (campo ou cidade); 2) Análise do histórico de atuação em organização social e política; 3 ) Inclusão étnico, racial, de gênero e idade; 4) Ordem de pré-inscrição; 5) Possuir Graduação. Os selecionados serão comunicados para apresentação de documentação, formalização de matrícula e assinatura dos contratos de prestação de serviço educacional, a ser realizado em Chapecó, SC, no primeiro dia de aula. A informação sobre o calendário das aulas será comunicado diretamente para cada aluno pré-inscrito via correio eletrônico.

Ante o grande número de procura e de pré-inscritos, o Instituto Dom José, em diálogo com as instituições parceiras decidiu por adiar o início das aulas para o dia 04 de agosto, dado o grande volume de pré-inscrições, decorrente da ampla repercussão da proposta e da necessidade de seleção.

 Manifestamos nosso contentamento pela grande procura e manifestações públicas de apoio ao curso. Isso nos prova que estamos no caminho certo para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática. Colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.

 

Direção Geral

Instituto Dom José Gomes

Sair da versão mobile