Deputado teve audiência com o ministro Dyogo Oliveira nesta terça-feira
A garantia de que haverá recursos suficientes para a continuidade das obras na BR-470 – firmada pelo próprio Presidente Michel Temer em audiência com prefeitos do Alto Vale do Itajaí, na semana passada – levou o deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC) ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Ao ministro Dyogo Oliveira, o parlamentar apresentou questionamentos acerca dos valores previstos para a duplicação. A reunião foi realizada em Brasília, nesta terça-feira, dia 19.
Dyogo ratificou o anúncio de Temer e assegurou que, de fato, estão empenhados R$ 50 milhões para as obras de alargamento da rodovia neste ano e mais R$ 50 milhões para 2018. “Se houver alterações neste montante, serão para incrementar o orçamento, não para diminuir”, afirmou o ministro. Na avaliação de Peninha, o valor precisa ser maior: “O recurso anunciado pode ser satisfatório para manter as máquinas funcionando, mas não é o bastante para pagar as indenizações das desapropriações às margens da pista”.
Apesar de o repasse ser inferior ao desejado pelo deputado, ele saiu satisfeito do encontro. “Santa Catarina já está farta de tanta promessa. Acredito que, dessa vez, conseguiremos desenterrar a cabeça de burro que existe sob a BR-470. O Presidente da República deu o aval para agilizar as obras, o ministro do Planejamento carimbou os recursos, resta à bancada catarinense em Brasília cobrar a execução dos trabalhos”, salientou.
Além de solicitar incremento do orçamento destinado à rodovia, o parlamentar catarinense pediu também que sejam asseguradas verbas para a manutenção e melhorias pontuais nos trechos onde a duplicação ainda não está prevista. Estima-se que circulem pela BR-470, no trecho do Alto Vale, cerca de 20 mil veículos por dia. A estrutura, no entanto, foi projetada para comportar apenas 4 mil automóveis, ônibus e caminhões.
Foto>divulgação