Blog do Prisco
Notícias

Pesquisa indica que SCGÁS tem nível de confiança de 92,2%

Com o resultado da auditoria de imagem e opinião realizada em 2017, concessionária reforça imagem positiva na prestação de serviços públicos em Santa Catarina

A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) contratou uma empresa de análise de dados para conduzir auditoria de imagem e opinião junto aos seus principais públicos de interesse, como os motoristas usuários de GNV do estado, clientes industriais, formadores de opinião, moradores de condomínios residenciais e profissionais da imprensa catarinense e nacional. Realizada entre os meses de agosto e novembro de 2017, a iniciativa faz parte de um trabalho iniciado em 2014 e que terá ciclos de três em três anos com o objetivo de compreender a percepção dos públicos sobre a instituição responsável pela distribuição do gás natural em Santa Catarina, visando à promoção e melhoria nos serviços.

Um dos principais resultados da pesquisa foi o índice de confiança da empresa, indicando que uma média de 92,2% do total desses públicos confia na distribuidora. Esse índice foi ainda maior entre os clientes, grupo em que a concessionária foi considerada a mais confiável entre as instituições comparadas, com um percentual de 98,3%, à frente do Corpo de Bombeiros que teve o nível de avaliação de confiança em 97,3%.

A auditoria também avaliou a expectativa desses grupos para o futuro da companhia, e o resultado foi uma média de 80,1% dos entrevistados afirmando que acreditam que a SCGÁS vai crescer nos próximos anos. Os principais motivos apresentados pelo público para justificar essa opinião foi o fato da empresa oferecer um energético com preço competitivo e menor impacto ambiental, além da existência de uma demanda ainda não atendida em algumas regiões do estado.

No comparativo com a pesquisa de 2014 houve um aumento no número de entrevistados que disse não conhecer quase nada sobre a SCGÁS, de 19% para 27,1%, porém todos os critérios de boa imagem também tiveram aumento. Em 2014 a média do público que considerou a companhia eficiente foi de 71,3%, enquanto em 2017 foram 85,1%, no critério de credibilidade o número passou de 73,7% para 88,5% e no de ética e transparência foi de 58,1% para 75,9%.

Outro aspecto avaliado na imagem da distribuidora foi o índice de satisfação em vários aspectos da atuação da empresa. O grupo de motoristas com veículos a GNV, por exemplo, deu uma nota média de satisfação de 7,59, bastante próximo dos 8,53 que os próprios entrevistados definiram como a nota necessária para que se sentissem completamente satisfeitos. O ponto em que os motoristas acharam que a SCGÁS mais deixa a desejar é na divulgação de seus próprios produtos e serviços, enquanto os que eles consideram mais satisfatórios foram a qualidade do que a empresa oferece e a contribuição para a redução do impacto ambiental.

A partir de 2018 essa pesquisa passa a ser usada como material de avaliação para a assessoria de comunicação da empresa, com relevância para todas as ações com potencial de afetar a imagem da organização. O próximo ciclo de avaliação teve início após a pesquisa, e será encerrado com a realização de uma nova auditoria em 2020 que vai utilizar os resultados da pesquisa atual como base comparativa. 

Posts relacionados

Pesquisa de intenção de votos para Prefeitura de Joinville

Redação

Pesquisa de intenção de votos para Prefeitura de Blumenau

Redação

Pesquisa de intenção de votos para Prefeitura de Lages

Redação