Blog do Prisco
Manchete

Pesquisa mostra liderança de Carmen e o ocaso político de um ex-governador

A mais recente pesquisa do Instituto Mapa mostra a candidata Carmen Zanotto (Cidadania) com boa dianteira sobre o segundo colocado na disputa eleitoral em Lages. O ex-prefeito Elizeu Matos, do MDB, apesar de todas as dificuldades jurídico-policiais que enfrentou, mostra que ainda está vivo e aparece em segundo lugar.

Agora o que também se destaca, como pano de fundo, a partir destes dados é o fim político do ex-governador Raimundo Colombo.

O candidato apoiado por ele e seu partido, o PSD, Lio Marin, aparece em terceiro na pesquisa com apenas 11% das intenções de voto.

Marin é filiado ao União Brasil e tem o respaldo do PSD. Trata-se de um cidadão da melhor qualidade moral, preparado, mas entrou na eleição errada e com os apoios inadequados. Ele já esta aposentado do Ministério Público de Santa Catarina, onde prestou os melhores serviços, chegando a ser o Procurador-geral de Justiça por quatro anos.

Colombo foi três vezes prefeito de Lages, deputado estadual, deputado federal, senador, duas vezes governador, foi presidente da Casan, da Celesc, secretário de várias pastas estaduais, mas agora fica claro o grau de enfraquecimento do lageano pessedista.

O desempenho de Marin também evidencia que o ex-governador, em seu período de pouco mais de sete anos à frente da máquina estadual, não atendeu à altura dos anseios do eleitorado lageano.

Outro aspecto foi o fato de o atual prefeito, Antônio Ceron, umbilicalmente ligado a Raimundo Colombo, ter sido alcançado, e preso, pela Operação Mensageiro.

Não por acaso, Colombo e seu partido fizeram de tudo para tentar ganhar, no tapetão, o mandato do senador Jorge Seif, do PL.

Se disputar a eleição de 2026, Raimundo Colombo terá dificuldade para se eleger deputado. Federal ou até mesmo estadual.

Melancólico fim de carreira para ele.

foto> Sandro Scheurmann, arquivo, divulgação

 

Posts relacionados

Presidente do Novo sinaliza com quem o partido estará em 2026

Redação

Saindo do PSD em direção ao PL

Redação

Digitais pessedistas

Redação