Manchete

Petrobras avalia a Feesc como a melhor fundação de apoio do país

A Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc) foi classificada pela Petrobras como a melhor fundação de apoio do Brasil em boas práticas administrativas. O ranking foi apresentado nesta tarde de quarta-feira, 21, durante o Workshop Parcerias Petrobras, promovido no Rio de Janeiro pelo Centro de Pesquisas da estatal. O evento é voltado a pesquisadores de instituições científicas, tecnológicas e de inovação de todo o país.
O ranking levou em conta o desempenho das fundações de apoio nos indicadores “Quantidade de Pendências”, “Valor das Pendências”, “Atraso nas Respostas”, “Atraso nas Prestações de Contas” e “Atraso na Devolução do Saldo”. Nos dois primeiros itens, a Feesc apresentou a melhor resposta e nos demais ficou entre as seis melhores entre todas as instituições avaliadas. O ranking é inédito e pela primeira vez realizado pela Petrobras junto às fundações de apoio parceiras no desenvolvimento de trabalhos. Por conta da Lei nº 9.478/1997, a Petrobras é obrigada a fazer investimentos em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.


“Receber este reconhecimento por parte de um financiador de projetos tão importante como a Petrobras, e em âmbito nacional, mostra que estamos no caminho certo”, comemorou o presidente da Feesc, Raul Valentim da Silva. Em 2018, quase 30% do valor contratado em projetos pela Feesc foram financiados pela Petrobras. Em 2019, os 35 projetos que estão vigentes representam recursos da ordem de R$ 94 milhões.
“Todo o esforço que temos feito, em especial a partir de 2008, no aprimoramento dos processos tem tido reflexos positivos tanto para a Feesc quanto para a UFSC, que é a instituição científica e tecnológica apoiada pela Feesc nestes projetos com a Petrobras. Além do reconhecimento das boas práticas de gestão dos projetos, estamos cumprindo a nossa finalidade principal, que é dar apoio à UFSC, ao IFSC e à Udesc. Mas não paramos por aí, e estamos em constante aprimoramento!”, acrescentou o professor Raul.

Workshop

O Workshop Parcerias Petrobras começou na quarta-feira e prossegue até esta quinta, 22. A Feesc fechou a programação do primeiro dia com uma palestra sobre “Boas Práticas na Prestação de Contas” apresentada pelo coordenador da Divisão de Prestação de Contas e Contabilidade, André Luís da Trindade. Na palestra, Trindade apresentou todos os procedimentos internos da Feesc, desde a fase de pré-contratação, passando pela execução até a aprovação da prestação de contas.
Criada em 18 de maio de 1966, a Feesc é credenciada por ato conjunto dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e Inovação como fundação de apoio à UFSC, ao IFSC e à Udesc. Em suas atividades, está o gerenciamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.  Atualmente, a Feesc gerencia mais de 200 projetos orçados, no total, em cerca de R$ 270 milhões.
O Workshop Parcerias Petrobras tem o objetivo de tratar do regulamento de parcerias da Agência Nacional do Petróleo (ANP), bem como dos procedimentos de pré-proposta, execução e prestação de contas dos projetos contratados pela Petrobras.

Fotos: Divulgação/Feesc

Posts relacionados

Univali tem 61 cursos de graduação classificados no Guia da Faculdade Estadão

Redação

Universidade de Stanford divulga lista dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo

Redação

ENGIE é eleita a melhor e maior empresa de energia do país

Redação
Sair da versão mobile