Notícias Últimas

PGE/SC firma acordo de cooperação técnica com Alesc para facilitar consulta de leis e decretos estaduais

Foco é simplificar acesso e aperfeiçoar a disponibilização das informações para os cidadãos

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) assinou nesta quarta-feira (7), em conjunto com a Secretaria de Estado da Administração (SEA), um acordo de cooperação técnica com a Assembleia Legislativa (Alesc) para simplificar a consulta de leis e decretos do Poder Executivo. A medida visa a criação de uma base de consulta legislativa unificada onde os cidadãos possam acessar os atos legislativos, incluindo leis e decretos do Poder Executivo.

O termo de cooperação foi assinado pelo procurador-geral do Estado, Sérgio Laguna Pereira, acompanhado do procurador-chefe da Consultoria Jurídica, André Filipe Sabetzki Boeing; pelo secretário da Administração, Luiz Antônio Dacol, acompanhado da consultora jurídica da pasta, a procuradora do Estado Elisângela Strada; e pelo presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa. A novidade deve ser implementada nos próximos meses.

A base unificada vai permitir, entre outras facilidades, que os decretos do Poder Executivo sejam consultados de forma consolidada – isto é, contendo as modificações feitas após a entrada em vigor de cada texto. Devido às alterações de redação, hoje há casos em que a grande quantidade de atualizações dificulta a compreensão sobre o que ainda está valendo e o que já foi revogado. Dois exemplos são o ato que aprova o regulamento do ICMS (Decreto 2.870/2001) e o que normatiza o Regulamento Geral para a contratação de materiais, serviços, obras e serviços de engenharia no âmbito do Sistema Administrativo de Gestão de Materiais e Serviços (Decreto 2.617/2009), que juntos somam mais de 1,2 mil mudanças.

Segundo o procurador-geral do Estado, o termo de cooperação vai viabilizar que os decretos estaduais sejam disponibilizados na plataforma acessível pelo site da Alesc com os devidos ajustes. “Isso vai facilitar a compreensão por parte dos cidadãos, já que sem uma solução unificada, pode ser necessário que o interessado faça comparações entre as versões para entender o que mudou. Será um ganho significativo de acessibilidade, auditabilidade, colaboração, eficiência, eficácia, integração e transparência”, diz Sérgio Laguna.

A operacionalização da novidade se dará nos próximos meses e contará com o fornecimento do acesso à base de dados de consulta de legislação ao Governo do Estado pela Alesc. O Legislativo também oferecerá apoio técnico e força de trabalho para que sejam incluídos, compilados e consolidados os decretos. Quando for concluído o trabalho, os cidadãos poderão encontrar a compilação das normas estaduais publicadas pela Alesc e os decretos de forma mais simples e clara.

Imagem  – Assinatura do convênio ocorreu no gabinete da presidência da Alesc com a presença de procuradores do Estado e equipe da casa legislativa – Foto: Felipe Reis/Ascom PGE

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação

Comissão de Assuntos Municipais ouve demandas de associações de municípios da região serrana

Redação

Entidades se manifestam na sessão do Alesc Itinerante em Lages

Redação
Sair da versão mobile