O encontro tem como temas principais a adaptação às mudanças climáticas, a reforma tributária e a continuidade do debate sobre a segurança pública.
Começou na quinta-feira (08) a 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), desta vez realizado na região de Pedra Azul, no Espírito Santo. O encontro vai até sábado (10) e terá como temas principais a adaptação às mudanças climáticas, a reforma tributária e a continuidade do debate sobre a segurança pública, pauta importante nas edições anteriores.
O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, destacou que o evento “é mais uma oportunidade de estreitarmos os laços entre os Ministérios Públicos do Sul e Sudeste e os governos dos respectivos estados, aperfeiçoando as parcerias já existentes e implementando novas, em benefício da sociedade”. Trajano apresentou durante a reunião o modelo do GAECO. “O GAECO de Santa Catarina envolve todas as forças de segurança e polícia científica. Essa união de esforços é um exemplo da atuação em parceria assertiva e que traz retorno para a sociedade catarinense”, disse.
A solenidade de abertura teve a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além dos sete governadores do Sul e do Sudeste. Os Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos estaduais do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro também participaram do evento.
Na abertura, o governador catarinense falou sobre a parceria entre as instituições. “Eu vi aqui a harmonia dos poderes e isso é fundamental. Isso nós fazemos lá em Santa Catarina. Eu, quando tenho alguma dificuldade maior conto com o Ministério Público catarinense por meio do PGJ, Fábio de Souza Trajano, e com os demais poderes e seus presidentes. Um exemplo foi na época da pandemia: com a união de todos os poderes dividimos a conta do duodécimo e zeramos a fila das cirurgias do estado.”
Na sexta-feira (09), tiveram início os 14 grupos de trabalho (GTs) com a participação de secretários estaduais das duas regiões. A organização do Cosud capixaba espera aproximadamente 700 participantes. E enquanto os secretários debatem temas específicos, os governadores se reúnem para debater os temas centrais desta edição do Cosud. Nesta programação, haverá um momento de diálogo entre os PGJs e os governadores.
No último dia, cada GT vai apresentar o resumo dos temas debatidos e os encaminhamentos dados pelos gestores. Na sequência, será apresentada a Carta de Pedra Azul, com as diretrizes definidas pelos sete governadores em relação aos temas centrais do Cosud, além de outras temáticas que poderão surgir durante os debates.
*Com informações do Governo do ES