Notícias Últimas

Pioneira em direito sistêmico, OAB/SC disponibiliza cartilha para orientar a prática

Pioneira na criação da primeira Comissão de Direito Sistêmico no País, a OAB/SC inovou mais uma vez e acaba de lançar a Cartilha da Comissão de Direito Sistêmico, para orientar e promover a ampliação desta metodologia como forma de resolução de conflitos. O ebook está disponível para consulta no site da Seccional, na seção “Publicações“: https://bit.ly/2uqFjGN.

A cartilha produzida pela OAB/SC será usada como base para as comissões de Direito Sistêmico das demais Seccionais em todo o Brasil e é destinada também a todos os profissionais interessados na prática. Conta com 16 páginas e aborda temáticas que vão do “O que são Constelações Familiares?” a questões pontuais como “Qual o lugar do (a) advogado (a)? e “Quais são as atribuições da Comissão de Direito Sistêmico?”. “Temos defendido que a advocacia precisa inovar em suas práticas, sendo não apenas um agente de promoção da justiça, mas que também atua para a pacificação de conflitos, como forma de buscar respostas mais rápidas e eficazes para a sociedade”, destaca o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.

O Direito Sistêmico utiliza a técnica de constelações familiares, com um olhar que vai além dos fatos descritos em procedimentos processuais, com a meta de transformar posturas litigantes em consensuais. A abordagem costuma levar em consideração também as emoções das pessoas que representam as partes em conflito, buscando identificar a origem do problema e assim encontrando caminhos para a sua solução e evitando novas divergências.

Presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SC, Eunice Schlieck explica que a cartilha tem como finalidade expandir o movimento sistêmico. “A ideia de criação desse material surgiu durante as reuniões de Comissão, que percebeu a necessidade de criar um conteúdo para a advocacia ter acesso ao que é, o que movimenta e os objetivos do Direito Sistêmico. Com isso, acreditamos ser de relevância os profissionais terem acesso a esse conteúdo, cujo objetivo é proporcionar à classe formas mais amplas de buscar as soluções para conflitos”, explica.

LEGENDA FOTO: Eunice Schlieck apresenta o material no lançamento, esta semana

CRÉDITO FOTO: Ricardo Pereira

 

___________________________________________________

Sair da versão mobile