O aniversário de 211 anos da Polícia Civil catarinense foi marcado pelo destaque ao pioneirismo feminino na corporação. No evento, realizado em Florianópolis na manhã desta quinta-feira (27) com a presença do governador Joginho Mello, a vice-governadora Marilisa Boehm e Lúcia Maria Stefanovich, ambas ex-delegadas, tiveram suas trajetórias destacadas.
Marilisa recebeu o reconhecimento por ter criado a primeira Delegacia da Mulher em Joinville, onde foi titular de 1990 a 2014. Ela também foi Delegada Regional de 1999 a 2002, comandando sua cidade natal e os municípios de Araquari, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul. Lúcia, que morreu em 2017 aos 69 anos de idade e ainda estava em atividade na 2ª Delegacia de Polícia da Capital, foi a primeira delegada do Brasil, primeira e única Delegada Geral em Santa Catarina e primeira Secretária de Estado da Segurança.
Representada pelo filho e pela filha, além de um neto e uma neta, ela estava entre as 31 pessoas que já comandaram a Polícia Civil do Estado e o atual Delegado Geral, Ulisses Gabriel, que também foram homenageados. Em seu discurso, a vice-governadora destacou que a colega era “uma grande mulher” e que a conhecia muito bem, pois várias vezes recebeu a então Delegada Regional na delegacia em Joinville.
Na imagem, o filho, a filha e os netos da delegada Lúcia Stefanovich com a vice-governadora Marilisa e o governador Jorginho