Blog do Prisco
Destaques

Pioneiro da pesquisa agropecuária, José Oscar Kurtz receberá título de Cidadão Catarinense pela Alesc

Pioneiro no desenvolvimento da pesquisa agropecuária em Santa Catarina e primeiro presidente da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (EMPASC), hoje EPAGRI, o engenheiro agrônomo José Oscar Kurtz será homenageado pela Assembleia Legislativa com o título de Cidadão Catarinense. A sessão solene acontecerá na segunda-feira (18), às 19h, no plenário Osni Regis, e será presidida pelo deputado estadual José Milton Scheffer (PP), autor da proposição que concederá a honraria ao engenheiro de 84 anos. Lideranças do agronegócio, da área da pesquisa agrícola e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca confirmaram presença na sessão.
“ Kurtz foi um dos maiores entusiastas do desenvolvimento da pesquisa e extensão, com estudos publicados na área científica e que muito contribuíram para o fomento da produção agropecuária”, explicou o deputado José Milton, que é presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Alesc. “Se Santa Catarina hoje é referência nacional de modernidade no campo, sendo o quinto estado produtor de alimentos do Brasil e líder em produtividade em arroz irrigado, devemos à pesquisa e ao trabalho de pioneiros como o engenheiro Kurtz”, completa.
A história do desenvolvimento agropecuário em Santa Catarina está interligada à atuação do homenageado desta segunda-feira. Nascido em Porto Alegre em 1938, José Oscar Kurtz formou-se engenheiro agrônomo em 1960 e dois anos depois se estabeleceu em Caçador para atuar pelo Ministério da Agricultura na Estação Experimental da cidade. Na década de 1970, Kurtz atuou na mobilização pela criação da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (EMPASC), a qual presidiu por 11 anos. Anos mais tarde, a EMPASC deu origem a EPAGRI.
Kurtz também integrou o Departamento Técnico e Científico da EMBRAPA, onde realizou missões técnicas na África, além de assessorar diversas instituições, como o INCRA/SC, CIDASC, FATMA (hoje IMA) e Centro de Promotorias da Coletividade do Ministério Público de Santa Catarina. Mas foi no campo da pesquisa que ele se destacou, com diversos trabalhos científicos publicados e que repercutiram diretamente no desenvolvimento de diversas culturas produtivas em Santa Catarina. É graças a pesquisa que o Estado hoje se destaca na liderança em produtividade mesmo ocupando apenas 1,13% do território nacional.